25 de abril de 2024 06:02

Amalpa promove sua 1ª assembleia presencial após quase 2 anos

Hoje (8), foi realizada no município de Congonhas à 247ª Assembleia Ordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. Compuseram a mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza acompanhado da Primeira Dama Libertad Lamarque Guerra Souza, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Comandante da 73ª Cia da Polícia Militar de Congonhas Major Brandão e o Vice-Presidente da Subseção de Congonhas da OAB Luiz Alberto de Rezende.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes deu início à reunião dando as boas vindas aos presentes, demonstrando bastante satisfação à retomada das Assembleias presenciais e frisou a importância do associativismo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região.

O Presidente da AMALPA e Prefeito de Congonhas Cláudio Antônio de Souza fez os cumprimentos iniciais, agradecendo a presença de todos e salientou o papel da AMALPA em congregar e agregar aos vinte e quatro municípios, buscando sempre melhorar a eficiência da gestão pública: “O retorno das reuniões presenciais é fundamental para a troca de experiências, nós buscamos que nossa região seja sempre exemplo, principalmente no comprometimento com o meio ambiente buscando a minimização dos impactos ambientais causados. Vamos melhorar a eficiência de gestão através de cursos de capacitação, visando sempre o fortalecimento regional”.

O Engenheiro Civil e Professor da UFSJ Tales Moreira de Oliveira abordou sobre as novas tecnologias para aplicação em estradas vicinais, onde através de pesquisas mostrou os benefícios e técnicas do uso de escória, visto que as estradas sempre sofrem danos no período chuvoso, onde terá durabilidade melhor e custo beneficio mais vantajoso a longo prazo. Os prefeitos tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas sobre o funcionamento da técnica abordada pelo Professor.

O Professor e Coordenador do Curso de Administração e Membro do Comitê de Sustentabilidade da Newton Francisco José Salvador Paixão, tratou sobre o importante tema que é a sustentabilidade e meio ambiente, visto que hoje estamos vivenciando uma crise financeira, sanitária, humanitária e hídrica. Os impactos ambientais vindos da falta de cuidado geral da população é preocupante, é necessário que sejam feitas melhorias em três pontos:
• Ambiental: Energia que usamos; Emissão de GEEs; Como usamos nossa água; Como lidamos com nossos resíduos; Como nos movemos; Cuidados com recursos hídricos; Nossa eficiência energética; Cuidados com as reservas florestais.
• Social: Projetos sociais; Capacitação de colaboradores; Relacionamento com seus fornecedores; Saúde, bem estar e segurança; Políticas de igualdade e diversidade; Políticas de educação e cidadania.
• Governança: Relacionamento com os stakeholders; Normas e Regras; Saúde e transparência financeira; Transparência na divulgação de informações; Políticas de remuneração; Ações anti-corrupção; Investimento consciente; Ética e canais de denuncia.

O Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus complementou a fala do Professor Francisco e frisou: “Além de entender em primeiro lugar meu papel como cidadão, acredito que como governo nós devemos usar das diversas secretarias que temos no município, de saúde, educação, entre outras, para promover a conscientização geral da população. É necessário estudarmos como cada setor pode fazer chegar com a melhor linguagem para todos, a pandemia trouxe a percepção de que todos nós somos iguais e precisamos da consciência de cuidar do mundo”.

O Deputado Estadual Glaycon Franco, como em todas as reuniões ao decorrer de seu mandato, esteve presente e salientou a força que os pleitos dos municípios assumem quando são defendidos de forma consorciada, como acontece na AMALPA, focando na importância da união dos prefeitos da região. Além de citar os temas explanados na pauta, demonstrou bastante preocupação com o pós pandemia, que devemos sair mais fortalecidos e não deixar ocorrer um retrocesso, convidou aos prefeitos para lutarem junto ao Governo para não permitir que fechem os leitos criados em função dos afetados pelo vírus e aproveitou o ensejo para frisar a luta para implantar na região CTI Infantil, para não ser mais necessário transitar com as crianças em situações de risco. A AMALPA é exemplo de associativismo e somente unidos e fortalecidos, conseguiremos vencer obstáculos pós-pandêmicos.

O gestor do SEBRAE Aristides Rocha Araújo convidou a todos os prefeitos a se inscreverem no Prêmio Prefeito Empreendedor – O desenvolvimento nasce e cresce no seu município, e frisou a importância da participação do prêmio, visto que é uma motivação para os servidores públicos. Inscrições, informações e regulamento estão no site: www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Estiveram presentes os Prefeitos de Casa Grande Luiz Otávio, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Queluzito Danilo Rodrigues, de Ouro Branco Hélio Campos, de São Brás do Suaçuí Geraldino Pacheco representado por Cristian Bárbara.
Os Vice-Prefeitos de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio, de Congonhas Paulo Roberto, de Queluzito Joaquim Pereira, de Ouro Branco Celso Roberto.


Os Presidentes de Câmara de Conselheiro Lafaiete João Paulo Fernandes, de Queluzito Luciano Amaro, de São Brás do Suaçuí Sebastião Custódio.
Os Vereadores de Casa Grande Lucinei Eli, de Conselheiro Lafaiete Damires Rinarlly, Erivelton Martins, Eustáquio Candido, Pedro Américo e Angelino Cláudio, de Queluzito Edson Amaro, Gelvani Ramalho, Jadir Lúcio e Neusa Rodrigues, de São Brás do Suaçuí Carlos Roberto Cardoso.

Fonte:amalpa.org

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade