Um homem de 41 anos foi preso por importunação sexual dentro de um ônibus do transporte coletivo de Belo Horizonte, nesse sábado (6). Uma criança, de 9, foi a vítima. A mãe da menina notou o crime e chamou a Guarda Municipal. O caso foi registrado na região do Barreiro.
De acordo a guarda, o suspeito praticou o delito assim que embarcou no coletivo da linha 318 (Estação Barreiro/Bairro Jardim Liberdade). O homem, conforme relato da mãe da criança, disse palavras de cunho sexual para a criança.
A mulher ficou revoltada e passou a xingar o homem. Agentes que faziam o patrulhamento da Estação Barreiro prenderam o suspeito em flagrante. O caso foi registrado na tarde de ontem.
O homem, a vítima e a mãe dela foram levados para a Delegacia de Crimes contra Mulher para o registro da ocorrência. A Polícia Civil foi procurado pelo BHAZ, mas ainda não se posicionou sobre o caso até a publicação da matéria.
Crime
Importunação sexual se tornou crime em 2018 e é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência. O caso mais comum é justamente o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, como ônibus e metrô.
Antes, isso era considerado apenas uma contravenção penal, com pena de multa. Agora, quem praticá-lo poderá pegar de um a 5 anos de prisão. (BHZ)