26 de abril de 2024 00:25

Após caso de raiva bovina, cidade intensifica combate a doença e captura de morcegos

Prefeitura Municipal de Carandaí através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária em parceria com o IMA,, iniciou nesta semana, os trabalhos de combate à raiva no município, onde as equipes realizaram a captura de morcegos hematófagos em locais detectados como focos de raiva. No dia 3, a cidade confirmou um caso da doença.

Vale ressaltar que esse trabalho era feito somente por um técnico do IMA, e a partir de agora terá a parceria de uma equipe da Secretaria de Agricultura, dando assim uma maior agilidade no mapeamento e na captura de morcegos hematófagos, buscando a eliminação definitiva de raiva em nosso município.

O produtor rural, ao suspeitar de sinais clínicos nos animais de produção – bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos – como andar cambaleante, deve imediatamente notificar o IMA. Os fiscais agropecuários comparecem na propriedade para investigar e coletar material para diagnóstico.

Além desse trabalho de investigação epidemiológica, os servidores fazem o controle populacional do morcego hematófago, principal transmissor da doença, além de ações de educação sanitária que conscientizam a população rural em relação a esta grave enfermidade.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária alerta aos produtores que a melhor forma de prevenir o rebanho contra a raiva é a vacinação. Em casos positivos para a raiva dos herbívoros, o IMA realiza a notificação aos órgãos responsáveis, bem como esclarece às pessoas que tiveram contato com o animal doente para procurar atendimento médico e informar sobre o contato com animal positivo. Dessa forma, a Secretaria de Agricultura em parceria com o IMA contribui de forma significativa para a saúde pública.

Leia mais:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade