19 de abril de 2024 10:34

Vereadores da região aproveitam curso em Curitiba e vão ao jogo do Galo

Foi com indignação que a população de Itabirito recebeu, pelos grupos de whatsapp, imagens dos vereadores Márcio Juninho e Danilo Grilo torcendo eufóricos pelo Atlético Mineiro, no estádio Arena da Baixada, em Curitiba, na última 4ª feira (15).

Nada demais, se os vereadores tivessem viajado com os próprios recursos como fizeram outros itabiritenses. O problema é que os dois e outros colegas estão em Curitiba participando de um curso com diária a mil reais pagos pelos contribuintes. Fontes extraoficiais disseram que os dois vereadores levaram as esposas na viagem.

A princípio pode não haver nenhuma ilegalidade no fato dos dois vereadores terem ido ao jogo após os cursos. Entretanto, um advogado de Itabirito, com experiência no legislativo e mediante anonimato, afirmou que a atitude dos dois edis pode ser legal, mas é no mínimo imoral. Ele acredita que caberia nesse caso alguma forma de sanção como no mínimo a devolução das diárias.

“Quem recebe uma diária está representando o município. Por isso há limites na atuação do parlamentar nas viagens oficiais. Ele não está em uma viagem particular e sim a trabalho. Então é exigido dele uma conduta diferente da privada, ainda mais que estas viagens são custeadas pelos cofres públicos. No caso em questão, quem eles estavam representando naquele jogo de futebol?”, explicou o advogado.

Os vereadores Grilo (camisa branca) e Juninho (camisa cinza) torcem pelo Galo, em Curitiba (PR)/Reprodução

Vale ressaltar que a Câmara Municipal de Itabirito gastou em torno de 550 mil reais somente em diárias de viagens de fevereiro a novembro deste ano. O valor total dos gastos foi dividido entre vereadores e servidores. Existe ainda uma previsão orçamentária de 175 mil reais para o custeio das passagens. Tais dados foram retirados do Portal da Transparência do Legislativo Municipal.

Não custa lembrar que 2021 foi um ano muito difícil para a população, comerciantes e empresários de Itabirito, pois a pandemia trouxe aumento do número de desempregados e miséria para muitos pais de família.

Segundo informações extraoficiais estão também em Curitiba os vereadores Paulinho, Pastor Anderson Martins, Léo do Social, Arnaldo dos Santos, Lucas do Zé Maria e o assessor de imprensa Romeu Arcanjo.

Câmara Municipal de Itabirito se pronuncia

Em respeito ao contraditório e para a melhor apuração da notícia, a equipe do Mova-se entrou em contato, nesta 5ª feira (16), por meio do whatsapp, com o assessor de imprensa da Câmara, o jornalista Romeu Arcanjo, e apresentou um conjunto de questionamentos para melhor esclarecer tais fatos.

Dessa forma foram enviadas seis perguntas: Quais vereadores estão em Curitiba nesta semana fazendo curso? Qual o nome do curso e qual a duração? É permitido aos parlamentares levar acompanhantes nessas viagens? Eles são obrigados a prestar contas dos gastos? Em relação às fotos veiculadas em redes sociais dos vereadores Márcio Juninho e Danilo Grilo, no estádio Arena da Baixada, em Curitiba, dia 15, no jogo do Galo, a presidência vê alguma ilegalidade nisso? A presidência tem ciência de que os dois vereadores levaram as esposas na viagem?

Fonte: Mova-se #Incondidentes

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade