A Prefeitura de Congonhas, assim como a maioria das prefeituras da região, decidiu por não patrocinar ou organizar nenhum evento relacionado ao carnaval que possa gerar acúmulo de pessoas em uma mesma área ou região da cidade. Assim, determinou que equipes de Segurança e Fiscalizações façam monitoramento e orientações para a população durante os próximos dias até a quarta-feira de cinzas.
O secretário de Segurança Pública, Gláucio Ribeiro, se reuniu com responsáveis pelos setores citados e definiu as ações de contingência e prevenção para resguardar a segurança, o direito do cidadão de ir e vir, a não perturbação da ordem pública e reduzir a possibilidade de disseminação da Covid-19 por causa de possíveis aglomerações.
Embora estejamos na “onda verde” do programa Minas Consciente, do governo de Minas Gerais, houve recomendação para bares, restaurantes e afins para limitar o número de pessoas, principalmente nos espaços fechados, e cumprir o protocolo sanitário estabelecido. Em locais abertos, públicos ou particulares, as recomendações são as mesmas.
Os blocos populares ou casuais devem evitar se reunir e/ou dirigir em cortejo para a região central da cidade, como é costumeiro nesta ocasião, pois a rotina urbana não será alterada, principalmente quanto ao trânsito. Assim, é de responsabilidade dos possíveis organizadores quaisquer eventualidades com pessoas ou ao patrimônio.
O Parque Municipal das Cachoeiras funcionará normalmente durantes os próximos dias e seguirá as recomendações propostas pelo grupo de trabalho de segurança e fiscalização criado para este período.
O secretário Gláucio informa ainda que apresentou o planejamento para o judiciário local e recebeu as determinações para o Executivo Municipal cumprir e evitar, assim, transtornos no período em que seriam comemoradas as festividades de momo.
O plantão da equipe inicia às 18 horas desta sexta-feira (25/02) e vai até as 23 horas da próxima terça (1º de março). Esta equipe é composta por membros da Secretaria de Segurança Pública (Guarda Civil e equipe de Trânsito), Conselho Tutelar, Fiscalização Sanitária, Fiscalização de Posturas, Secretaria de Meio Ambiente, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais.
Prefeitura
As fortes chuvas ocorridas em janeiro e fevereiro e os consequentes danos causados por elas nos forçaram a decretar situação de emergência no município de Congonhas.
Até o momento, várias iniciativas foram tomadas para reduzir os danos causados, como remoção de entulho, liberação e limpeza de vias, recolhimento de móveis danificados, desobstrução de bueiros, entre muitas outras. Porém, várias das medidas que integram os planos de resposta e reconstrução da cidade ainda estão em planejamento e execução, abrangendo basicamente todas as Secretarias Municipais.
Destacamos as leis recém-aprovadas no Município, que criaram os Programas Recupera e Recomeço. Os programas estão sendo geridos por diversas Secretarias, o que demanda um grande trabalho integrado para entregar os benefícios aos cidadãos, que tanto sofreram nas últimas semanas. Nenhuma destas iniciativas, porém, podem ser executadas sem a presença e o trabalho do servidor, que tanto tem se dedicado, com garra e carinho, mostrando o compromisso com nossa cidade.
Por estas razões e diante deste quadro, optamos por não decretar ponto facultativo segunda e terça-feira, dias 28 de fevereiro e 1º de março, datas que não são consideradas feriados municipais, estaduais ou nacionais. Temos a necessidade urgente e inadiável de manter a Prefeitura em operação para superar os problemas ocorridos e entregar ao cidadão um serviço público eficiente e com qualidade. Seria uma grande incoerência de nossa parte parar os trabalhos por quatro dias consecutivos, com um volume tão grande de serviço a ser feito.