19 de abril de 2024 09:34

IBGE divulga mais um edital de processo seletivo para 220 vagas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que está com uma seleção para 133 vagas em andamento, acaba de publicar um novo edital, agora para o preenchimento de 220 vagas. De acordo com o edital nº 09/2022, o processo seletivo IBGE traz chances para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), dando continuidade ao que foi iniciado no processo seletivo lançado no ano passado (nº 09/2021).

Os interessados por essas duas funções devem ter ensino médio completo e preencher a alguns requisitos básicos, tais como:

  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados;
  • Acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários e para interpretar mapas e croquis;
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo;
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta; e
  • Agilidade para cumprir as tarefas.

Os estados da federação com disponibilidade de vagas são: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Para consultar a relação dos munícipios específicos, clique no anexo de vagas do certame.

Processo seletivo IBGE: remuneração

A remuneração mensal de cada Agente Censitário Municipal que for contratado é de R$ 2.100,00, e a de Agente Censitário Supervisor de R$ 1.700,00, ambas acrescidas dos benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.

O contrato terá duração de até cinco meses, podendo ser prorrogados, se for necessário para que o IBGE conclua os procedimentos relacionados ao Censo Demográfico 2022. A jornada de trabalho semanal será de 40 horas.

Inscrições ao processo seletivo IBGE

As inscrições são realizadas entre os dias 25 de maio e 1º de junho de 2022, via internet, pela página de seleções complementares do órgão.

Inscreva-se para uma das localidades com oferta de vagas, que são dezenas de municípios dos estados citados acima. Vale ressaltar que a participação não envolve o pagamento de taxa de inscrição.

Seleção e demais informações

Os candidatos serão avaliados por meio de análise de títulos, recebendo as seguintes pontuações pela escolaridade:

  • Ensino médio completo – 5 pontos;
  • Curso de graduação incompleto – 7 pontos;
  • Curso de graduação completo – 10 pontos.

Leia o edital completo no site do IBGE, mas, se tiver dúvidas, contate o órgão pelos canais: telefone 0800 721 8181 e -mails psscomplementar.acmacs@ibge.gov.br ou ibge@ibge.gov.br.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade