6 de maio de 2024 21:18

Festa da Colheita, 62 anos: desfile de carros de boi, caminhões alegóricos e animais atraem visitantes e movimentam Entre Rios

Acontece neste momento, após a Missa Campal, na Praça Cassiano Campolina, em frente ao emblemático prédio do Hospital Cassiano Campolina, datado de 1910, o desfile de carros boi, cavalos, carros alegóricos, motos, cavaleiros e amazonas que perfilam até a Praça Senador Ribeiro, em Entre Rios de Minas, em meio a multidão de pessoas, turistas e visitantes. Há mais de 6 décadas, a Festa da Colheita ocorre e é uma das principais expressões culturais da cidade e região. Entre Rios, com mais de 300 anos de fundação, é conhecida nacionalmente como criada da Raça Campolina.

A festa, que começou na quinta (29), com diversos atrações e eventos, ainda vai continuar com com a final do rodeio começa mais cedo às 17h e, logo após, apresentação da dupla Ednilton e Ednezer e, fechando com chave de ouro a festa, show com Marcelinho de Lima.

A história

Tradicionalmente acontece na cidade de Entre Rios de Minas a Festa da Colheita, geralmente no último final de semana de julho. A comemoração teve seu início há 62 anos, por iniciativa de Dom José Belvino, já falecido, então pároco do município, para reunir os fiéis das capelas vizinhas e agradecer a Deus tudo o que foi concedido nas lavouras e na pecuária, pedir proteção divina, além de trazer a oferenda das colheitas para Nossa Senhoras das Brotas, padroeira da cidade e oferecendo as pessoas mais carentes.

Festa da Colheita em 1960, à frente Dom José Belvino e Afonso Miranda de Resende- arquivo Secretaria Municipal de Cultura

Confira as fotos:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade