28 de abril de 2024 01:04

Corte de ipês e sibipiruna em escola revolta moradores em Congonhas; “foi um crime ambiental”, denunciaram

Uma ação da secretaria municipal de meio ambiente revoltou e mobilizou os moradores do Bairro Basílica em Congonhas (MG). Ontem (18) eles foram tomados de susto e apreensão quando funcionários do setor chegaram a Escola Cardoso Osório e cortaram 2 ipês e uma árvore sibipiruna que embelezavam as ruas e serviam de abrigo dos passarinhos, tucanos e outras espécies da fauna. Segundo eles, corte drástico ocorreu sequer sem uma consulta a diretora e e servidores da unidades escolar.

Ao presenciar a ação da prefeitura, uma moradora tentou impedir um novo corte de mais árvores nativas. Quando se dirigiram a secretaria de meio ambiente cobrar explicações sobre o corte, os moradores foram informados que houve um erro e que as árvores deveriam ser podadas. “Isso gerou uma comoção na comunidade e mobilização”, disse um morador.

Segundo ele, a prefeitura prepara agora uma poda nas árvores em frente a escola. “Estamos de olho para que não ocorram novos crimes ambientes”, relatou. O que mais preocupa os moradores é que a prefeitura vem agindo de forma arbitrária e sem divulgação de cortes ou podas na cidade. “Isso vem acontecendo em diversos bairros onde a prefeitura chega e surpimeas árvores. Nossa cidade está ficando desértica e pobre de árvores” disseram os moradores a nossa reportagem.

Nas redes sociais, o corte das árvores foi duramente criticado. “Congonhas pede socorro”, disse uma postagem.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade