28 de abril de 2024 15:16

Terra da jabuticaba: Festa do Vinho tem atração confirmada em Catas Altas e festa é identidade cultural do povo

A Prefeitura de Catas Altas já divulgou a data da Festa do Vinho na cidade: 19 a 21 de maio. E a primeira atração confirmada deu samba: Diogo Nogueira.  O evento tem uma novidade. Segundo a Prefeitura, o evento será na área de eventos da cidade. A mudança seria uma forma de ofertar mais conforto aos que prestigiam o evento. Mais detalhes, como programação da festa serão divulgados posteriormente.

Saiba mais sobre Diogo Nogueira

Diogo Nogueira é cantor, compositor, portelense, bom de bola e bom de samba. Com 11 anos de carreira, é hoje um dos principais nomes do cenário do samba brasileiro atual. Filho de um dos maiores sambistas do país, o cantor e compositor João Nogueira, ele já lançou nove CDs e quatro DVs, que venderam mais de um milhão de cópias, e foi indicado ao Grammy Latino por todos os seus álbuns – prêmio que venceu por duas vezes. Diogo Nogueira é compositor e intérprete de grandes sucessos, como “Pé na Areia”, “Clareou”, dentre outras.

História

A Festa do Vinho foi realizada pela primeira vez em 2001. Naquele ano, os agricultores familiares do município se juntaram na Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart) com o intuito de perpetuar o modo de fazer artesanal das bebidas, fortalecendo a transmissão desse saber familiar.

Desde então, o evento é realizado anualmente pela Prefeitura em parceria com a Aprovart, enaltecendo a produção do vinho e do fermentado de jabuticaba, conhecidos nacionalmente por sua qualidade, e homenageando uma tradição que vem passando de geração em geração.

A Festa do Vinho é a identidade cultural da cidade de Catas Altas

A identidade cultural de um povo consolida-se pelas suas manifestações populares, festejos e saberes. Catas Altas, cidade histórica mineira, preserva seus casarios, ruínas, arquiteturas seculares e várias tradições que fazem parte da história e de sua cultura. A produção do vinho de jabuticaba no município é um destes saberes e remonta ao século XIX.

Em torno de 1868, Monsenhor Manuel Pereira Mendes de Vasconcelos buscava a diversificação econômica e consequente autossutentabilidade local em substituição às atividades mineradoras, que haviam se exaurido e deixado a então Freguesia de Catas Altas entregue à ruína. Vislumbrando na bebida uma nova opção de subsistência, Monsenhor Mendes ensinou à comunidade o cultivo da uva e a produção artesanal do vinho, cuja qualidade é comparada ao Vinho do Porto e Xerez.

Técnicas semelhantes à produção do vinho de uva foram desenvolvidas para o uso da jabuticaba, produto abundante na região. Séculos depois, nasce a primeira Festa do Vinho de Catas Altas, que desde 2001, vem se consolidando como evento preservador de saberes deste importante patrimônio imaterial e cujo resguardo de conhecimentos passa de geração a geração, congregando as famílias nativas e as de forasteiros.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade