Boas notícias aos trabalhadores: neste mês de abril, cerca de 4,1 milhões de pessoas serão agraciadas com o abono salarial do PIS/Pasep. O repasse feito no dia 17 aos funcionários nascidos em maio e junho (PIS) e servidores públicos com número de inscrição finalizado em 2 ou 3 (Pasep).
Um lote extra também será liberado na mesma data. Esse se refere aos trabalhadores que nasceram em janeiro, fevereiro, março ou abril, que por motivo de divergência ou erro no cadastro, não receberam o benefício nas datas corretas.
O valor total dos repasses será de mais de R$ 4 bilhões e cada cidadão poderá receber o valor de até um salário mínimo, atualmente, R$ 1.302. Os depósitos para funcionários públicos são feitos por intermédio do Banco do Brasil, enquanto no caso de empregados do setor privado, o banco responsável é a Caixa Econômica Federal.
Vale lembrar que o valor repassado é proporcional ao tempo trabalhado. Dessa forma, se você trabalhou por três meses, terá direito a 3/12 do valor do salário mínimo atual. Ainda é interessante ressaltar que, períodos de quinze dias ou mais trabalhados contam como se fosse um mês completo.
Para receber o abono, é necessário ter trabalhado por pelo menos um mês durante o ano de 2021, recebendo até dois salários mínimos, em média, por mês. As regras também incluem ter inscrição no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos, além de estar com os dados corretos na RAIS ou eSocial.
Calendário de pagamento
O calendário de pagamento do PIS e do Pasep são diferenciados. O do PIS é organizado por meio do mês de aniversário do trabalhador, enquanto o Pasep segue o último número da inscrição. Fique atento as datas:
Calendário pagamento: PIS
- Nascidos em janeiro e fevereiro: recebimento em 15/02;
- Nascidos em março e abril: recebimento em 15/03;
- Nascidos em maio e junho: recebimento em 17/04;
- Nascidos em julho e agosto: recebimento em 15/05;
- Nascidos em setembro e outubro: recebimento em 15/06;
- Nascidos em novembro e dezembro: recebimento em 17/07.
Calendário pagamento: Pasep
- Inscrição finalizada em 0: recebimento em 15/02;
- Inscrição finalizada em 1: recebimento em 15/03;
- Inscrição finalizada em 2 e 3: recebimento em 17/04;
- Inscrição finalizada em 4 e 5: recebimento em 15/05;
- Inscrição finalizada em 6 e 7: recebimento em 15/06;
- Inscrição finalizada em 8 e 9: recebimento em 17/07.