Palco da liberdade e do pertencimento, a Fazenda do Paraopeba reserva um pouco da história de Minas e do Brasil. Iniciaram na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, as comemorações da Semana da Inconfidência Mineira. A cerimônia foi realizada na Fazenda Paraopeba, patrimônio histórico da cidade, que abriga o Memorial da Inconfidência e que possui uma arquitetura épica e importante no cenário do passado mineiro.
A solenidade contou com a participação do Tiro de Guerra 04-032, com a presença das Escolas Municipais João XXIII de Ouro Branco, Judith Augusta Ferreira de Congonhas e Napoleão Reis de Conselheiro Lafaiete.
Na abertura houve o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Estado de Minas Gerias e do Município de Conselheiro Lafaiete, com a participação das autoridades presentes, sendo as bandeiras hasteadas pelo 1º Sargento Alessandro Marcos, o Promotor de Justiça Dr. Glauco Peregrino e o Secretário de Cultura Geraldo Lafayette, que no ato também representou o Prefeito Mário Marcus.
Em seguida as atrizes Graça Lemos e Raquel Jardim recitaram o Poema Romanceiro da Inconfidência; a Bateria da Escola Napoleão Reis apresentou diversos toques e a Professora Marilandes, juntamente com alunos da Escola Napoleão Reis, levou os presentes para uma encenação pelo interior da fazenda, revivendo passos dos Inconfidentes em trechos do Romanceiro da Inconfidência.
O Prefeito de Congonhas Dr. Cláudio Antônio de Souza prestigiou o evento e esteve acompanhado da Secretária Adjunta de Educação Simone Rodrigues Cordeiro, da Presidente do Conselho Municipal de Educação Andrea Gomes, da Diretora da Escola Rafaela Cristiane Gonçalves e do Professor Luiz Gonzaga Pinto.
O Professor Moisés Matias, gestor da Fazenda Paraopeba, que atualmente está sob os cuidados do Ecotres, relatou sobre trechos da história da Inconfidência Mineira. Também prestigiaram a cerimônia o Diretor da Escola Napoleão Reis Rafael Vitoretti, a Presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Amanda Alvarenga.
Foi um momento de celebração e oportunidade de conhecer um pouco mais da história do nosso Estado e enaltecer seu valor no cenário nacional. Ao final da programação o Ecotres ofereceu um lanche a todos os presentes.
A programação da semana da Inconfidência segue até dia 20, na Fazenda Paraopeba, que tem grande valor histórico, e hoje preservada e bem cuidada, pode receber visitação da comunidade em geral.
A história
A Fazenda Paraopeba, também conhecida como Fazenda do Covão é tombada pelo patrimônio municipal. Ela representa um dos grandes legados da arquitetura de fazendas tipicamente edificadas no século XVIII. Sua representatividade assume maior relevância ainda, por ter pertencido a um dos mais conhecidos participantes da Inconfidência Mineira.
A Fazenda Paraopeba, situada no município mineiro de Conselheiro Lafaiete, pertenceu ao inconfidente Inácio José de Alvarenga Peixoto. Segundo os relatos históricos, o casarão da fazenda serviu de local de encontro para Inácio José de Alvarenga Peixoto, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier e demais participantes do movimento que aspirava o fim dos excessos de dominação da Coroa portuguesa na colônia.
Segundo consta, a edificação do Casarão data de 1744 e, originalmente, possuía apenas o primeiro pavimento. Na propriedade da fazenda constava também a senzala, que segundo Moisés, o coordenador da Fazenda, possivelmente ficava por detrás, do lado esquerdo do casarão. Hoje não há vestígios da senzala.
A Fazenda foi reformada ao longo de 2015 e 2016 através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre a empresa Ferrous, o Ministério Público de Minas Gerais e o município de Conselheiro Lafaiete, como parte da compensação pelo impacto ambiental causado pela empresa Ferrous com a mina Viga, de minério de ferro na região. A inauguração da obra se deu em 2017 e desde então está aberta à visitação.