6 de maio de 2024 08:33

Selo destaca produtos inspirados na história alimentar de Congonhas; das “bailaieiras” nasceram os quitutes da cidade

Entre os dias 19 e 21 de maio, em Congonhas, ocorrerá o Festival de Quitandas. Nesta edição, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais marcará presença, mostrando como o Programa Primórdios da Cozinha Mineira promove o reconhecimento da identidade alimentar da gastronomia local, gerando riqueza aos produtores e comerciantes de alimentos, por meio de capacitações que valorizam a cultura, história e raízes da cidade. No dia 21, a partir das 10h, o Senac irá entregar aos participantes um selo que destaca aqueles que desenvolveram novos produtos inspirados na história alimentar de Congonhas.   

A atuação do Primórdios em Congonhas mostrou como a cidade tem um histórico turístico muito relacionado ao turismo religioso, que atrai diversos visitantes e movimenta toda a região, principalmente durante o Jubileu de Nosso Senhor de Matozinhos que acontece tradicionalmente na cidade.  

Logo depois da primeira fase minerária, quando acabou o ouro e antes da extração do minério de ferro, tiveram início as comemorações do jubileu, que embora fossem uma comemoração religiosa, fomentava todo comércio da região.  

“O Jubileu fomentava principalmente o comércio de alimentos locais, já que a cidade recebe até hoje, milhares de pessoas nesse período, ele também impulsionou a introdução de novidades, pois o Jubileu atraia comerciantes vindos do Rio de Janeiro e de São Paulo, trazendo muitas novidades da moda do eixo Rio/São Paulo, as pessoas das cidades ao redor, como Conselheiro Lafaiete, Entre Rios, Belo Horizonte e muitas outras, iam para a cidade conhecer as novidades da moda. Assim, Congonhas nos anos auge de seu Jubileu, se tornou o centro de lançamento de moda”, explica a gerente de Gastronomia do Senac em Minas.  

Nesse período, para atender ao grande número de visitantes do Jubileu, a oferta de serviços de alimentação agregava as cidades do entorno. Essa é uma ação que foi inaugurada pelas “bailaieiras” a séculos atrás. As bailaieiras eram quitandeiras de Congonhas, das comunidades entorno, responsáveis por alimentar o grande número de visitantes do Jubileu. 

Esse uso maciço das quitandas no Jubileu, proporcionou um desenvolvimento diferenciado e reconhecido na produção de quitandas em Congonhas. É a partir dos milhares de turistas que chegavam para visitar o Santuário do Bom Jesus de Matozinhos, que Congonhas e todo o entorno se movimentava na produção desses alimentos”, pontua Vani.  

Segundo a gerente, as quitandas eram produtos adequados, porque em sua maioria na época, eram de biscoitos. “Eles são muito adequados para servir nesse contexto de grande público que acontece no Jubileu, por sua facilidade de conservação, como sugere seu próprio nome de origem francesa, os biscoitos, são assados em forno moderado, mas por tempo duplicado, o que os torna mais secos”, comenta.   

Fator que favoreceu o desenvolvimento de uma diversidade desse produto na cidade. As broas também têm uma boa aceitação e são muito difundidas na cidade, a começar pela broa na palha de bananeira chamada de Cobu. Além disso, uma grande variedade de pães, salgados e bolos que foram surgindo ao longo do tempo. 

Aula-show   

Além das atividades do Primórdios, será realizada, no mesmo dia e horário, uma aula-show com o chef Luciano Avellar. Ele fará a releitura de um prato tradicional da região, o Cubu Salgado Contemporâneo – Raízes na história de Congonhas, transformada em um prato da atualidade.  

“A escolha do prato se deu para levar ao município referências contemporâneas de um prato de quitanda tradicional. A ideia é transformar uma preparação sem perder referência. A criatividade precisa ser valorizada, e baseada nesta filosofia, levarei este prato para uma reflexão aos participantes do evento”, comenta o chef.   

Em sua 21ª edição, o festival acontecerá nas ruas de Congonhas, trazendo para os visitantes e participantes a tradição, cultura e gastronomia da região. Por meio de uma programação vasta e repleta de atividades, o público poderá assistir a shows, conhecer produtos típicos e entender um pouco mais sobre a história da cidade.  

Serviço: Aula Show do Senac e entrega de selo Primórdios no Festival de Quitandas 

Data: domingo, 21/05 

Horário: 10h às 11h30 

Local: Romaria de Congonhas/MG (Próximo a Av. Alípio Barbosa) 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade