O rock rural, estilo inconfundível da dupla ” Sá & Guarbyra” sobe aos palcos na mejestosa Romaria, em Congonhas (MG), neste domingo (21), para encerrar o 21º Festival da Quitanda, o maior do gênero em Minas. A dupal formada nos anos 70, o aguardo show terá seus principais sucessos “Dona” e “Caçador de Mim”, “Espanhola, dentre outras canções.
O banda iniciou 1971 e contou com a participação em certo perído com Zé Rodrix (que antes era do grupo Som Imaginário), o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, que alcançou o sucesso a partir de 1972, gravando dois LPs pela Odeon — Passado, presente e futuro e Terra — e se apresentaram, em julho de 1972, em um espetáculo no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, seguido de espetáculos e aparições na televisão. Nessa época, Sá e Guarabyra receberam prêmios de publicidade pelo jingle “Só Tem Amor Quem Tem Amor pra Dar”, criado para a Pepsi.
Em 1973, Zé Rodrix separou-se do grupo, e então a formação passou a ser Sá & Guarabyra em definitivo.Outro sucesso foi a canção “Verdades e Mentiras”, uma entre as 100 canções mais tocadas nas rádios do país no ano de 1985, após ter sido incluída na trilha sonora da telenovela Roque Santeiro da Rede Globo. Ainda se apresentam no palco da Romaria nesta tarde Samba de Sinhá, Viola ao Vento e Força Vocalis.
Os dias
O 21º Festival da Quitanda iniciou nesta sexta-feira (19) na Romaria em Congonhas. O local, que é o Centro Cultural da cidade, se transformou nos últimos dias para receber os congonhenses, visitantes e turistas. Um portal na ladeira da Alameda Cidade Matozinhos de Portugal foi emoldurado pelos artistas da Seculte para a entrada desta grande festa. Já no centro da Romaria diversas barracas foram montadas, além do forno de barro que assam os cubus e o armazém com artesanatos da nossa região. Um grande bule e xícara na entrada da Romaria tornou o lugar mais mineiro e aconchegante.
Caldos quentinhos, em vários sabores, e comidas típicas foram comercializados nesta sexta e também estarão na noite deste sábado, tudo feito com muito carinho pelas quitandeiras da nossa cidade.
Na sexta-feira, os shows com Renan Martins, Felipe e Nando e Rick e Ricardo, animaram o público presente que dançaram ao som das músicas e violas mais tocadas. Ontem (21), o sábado foi animado com diversos caldos e o melhor da música da nossa região no segundo dia do 21° Festival da Quitanda de Congonhas. Mayara Rodriguez e Diogo e Hernani contagiaram o público presente desta última noite de caldos.
O 21º Festival da Quitanda é uma realização da Prefeitura de Congonhas, por meio da Seculte, com apoio da Fumcult e patrocínios do Instituto Cultural Vale, Sicredi, Hoteis H2, NGC e Congás. A entrada é gratuita!