27 de abril de 2024 14:21

Artesãs se unem e buscam parcerias para reforma de vagão; local será utilizado para venda e valorização da arte e do artesanato

Cerca de 16 artesãs, da Associação Cantinho do Artesanato, se uniram para transformar o vagão, situado na Praça do Cristo, totalmente abandonado, em um espaço cultural e artístico para gerar renda e promover o artesanato fabricado em Lafaiete (MG). O grupo vem buscando um espaço permanente para a exposição inclusive com produtos culinária e dequitandas, como forma de valorização dos produtose de suas atividades. Atualmente o grupo promove uma feira uma vez por no Cristo.

Através da iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura o vagão foi cedido a associação e as artesãs montaram um mutirão de limpeza do equipamento. A manutenção ficará sob a responsabilidade do grupo de mulheres que assumira o espaço.

Apoio

A Associação vem lutando por contra própria na limpeza do vagão, mas para abrir o empreendimento ela precisa de uma ampla reforma como também de infra-estrutura como reforma do, água, luz e internet, porém o grupo não tem condições neste momento de arcar com estes custos. Elas buscam apoio na iniciativa privada de parceiros para custear o funcionamento e a comercialização de seus produtos. “Estamos empenhados nesta luta de ajuda e solidariedade em nosso projeto de geração de renda e empregos e comercialização dos nossos produtos. Isso vai valorizar as atividades das artesãs e reconhecimento de nossa arte. Esta é uma grande oportunidade de expor nossos produtos. Será um espaço dedico a nossa arte”, disseram. Contatos: (31)98500-6669. A iniciativa vai valorizar a Prraça do Cristo e preservação do vão, alvo de vandalismo.

Reforma

A última reforma na Praça do Cristo ocorreu em 2013, um dos principais cartões postais da cidade uma obra  em parceria com a Secretaria de  Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A verba foi viabilizada por indicação do então deputado Estadual Glaycon Franc, com contrapartida do município.

À época, Vicente Martins Alves, popularmente conhecido como “Vicente Rapadura” idealizador do monumento ao Cristo Redentor foi homenageado pela administração municipal com uma placa alusiva aos seus feitos artísticos. O vagão foi totalmente revitalizado com a troca da porta, vidros, pintura, reforma do banheiro e lavatório.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade