Um grupo de ativistas está preparando, sem data ainda definida, um evento para conclamar as autoridades e mobilizar a população, em torno das péssimas condições da MG 443. Desde janeiro de 2022, parte da rodovia está com um desvio provisório construído pelo DER, mas até hoje sem qualquer data prevista para a sua conclusão. O trecho que liga a BR 040 tem um fluxo grande de veículos e é o principal acesso a Gerdau, em Ouro Branco (MG) e outras empresas. Após a construção do desvio são constantes acidentes.
Inconformados com a situação, o grupo prepara o chamado evento de “quadrilha do desvio” em tom de sátira e ironia com a situação. O ato terá panfletagem e exposição de faixas. Será nos moldes de festa junina; uma quadrilha que é o evento folclórico da época, onde haverá o casamento do DER com a Prefeitura Muda. Vai ter padre, dança, canjica e gente gritando: “arrumaram a estrada” ; “é mentira!” ; “Olha a cobra!”; “olha o buraco”.
Um abaixo assinado será encaminhado as autoridades. O evento está em acelerada preparação. Não haverá qualquer tipo de bloqueio nem transtornos e riscos maiores que os atuais para os usuários da via.