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Novo modelo digital elimina burocracia, dimuniu consumo de papel, reduz tempo de espera e agiliza autorização de obras

A modernização dos processos na gestão pública – onde começa o trâmite burocrático para autorizar uma obra em qualquer cidade – reduziu o tempo de espera do cidadão e economizou recursos públicos. Desde a implantação do Sistema Aprova Digital há um ano e meio a Secretaria de Planejamento de Conselheiro Lafaiete (MG) vem transformando processos físicos e manuais em digitais e autônomos.
Os processos em papel chegavam a consumir mais de 64 mil folhas por ano e alvarás de construção que demoravam mais de oito meses já são emitidos em cerca de 70% menos tempo.
E o objetivo é reduzir para 90% o tempo de espera no próximo ano utilizando a mesma tecnologia, segundo o secretário de Planejamento, Daniel Moreira Coelho.
“A gestão dos processos era feita em planilhas de excel que não forneciam dados precisos e indicadores para acompanhar os resultados. Com a Aprova conseguimos entender e melhorar os processos, além de otimizar os serviços e reduzir as taxas cobradas dos cidadãos”, explica.
Antes da migração para o modelo digital, para solicitar seu pedido na secretaria o cidadão imprimia dezenas de folhas, preenchia toda papelada à caneta e só depois se deslocava até o balcão da prefeitura, onde não era incomum enfrentar filas para protocolar o pedido.
Mesmo depois de toda a demora para conseguir a primeira análise, se fosse constatada qualquer irregularidade ou pendência, o processo voltava para o requerente, que precisava refazer todo processo do zero.


O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta – que também é arquiteto – diz que os processos digitais facilitam o trabalho de quem precisa construir e possibilitam que o profissional assuma um maior volume de trabalho.
“Por ser totalmente online, é possível acompanhar o andamento dos processos em tempo real, em que departamento está, se existe alguma pendência e se precisa de ajustes. Tudo mais rápido, sem sair de casa ou do escritório”, detalha.
Isso porque a tecnologia substitui as etapas manuais e físicas do requerimento feito pelo cidadão e do trabalho de análise realizado pelo servidor. As atividades que podem ser facilmente executadas por um sistema são automatizadas.
Desde a implantação da Aprova em Conselheiro Lafaiete, quase 3 mil processos tramitaram de forma totalmente digital. A primeira análise passou a ser realizada em apenas três dias, em média.
Natália Fernandes, diretora de Habitação do Município, diz que a Aprova contribuiu para implementar uma governança útil e eficiente – algo extremamente necessário em uma gestão que quer acompanhar o ritmo de uma sociedade cada vez mais digital.
“Desde a implantação do processo até o uso final pelo munícipe, a plataforma ajuda e torna o processo muito mais ágil durante toda a tramitação. Ela tem uma interface amigável e permite fazer a integração dos processos de forma prática”, avalia.

Como utilizar o atendimento digital em Conselheiro Lafaiete
Entre os serviços digitais disponíveis na Secretaria de Planejamento de Conselheiro Lafaiete, estão:

  1. Alvará de Construção
  2. Alvará de Reforma
  3. Aprovação de Projeto
  4. Análise de Projeto Parcelamento de Solo
  5. Certidão de Habite-se
  6. Certidão de Número
  7. Comunicação de Início de Obra
  8. Demolição
  9. Reabertura de Processos

Para fazer uma solicitação o cidadão deve acessar o site: https://conselheirolafaiete.aprova.com.br/home e criar uma conta na plataforma. Após fazer o login, é possível acessar os serviços digitais disponíveis na secretaria.
Em caso de dúvidas sobre como dar entrada em um processo digital, o usuário pode recorrer ao suporte técnico da própria plataforma que funciona em horário comercial.

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