24 de maio de 2024 17:30

Amanhã acontece a peregrinação a Santa Santa Manoelina dos Coqueiros

Acontece neste domingo – 17 de setembro – a 4a. Peregrinação à casa onde nasceu Manoelina Maria de Jesus, mais conhecida por “Santa” Manoelina dos Coqueiros. Trilhando um percurso de 18 km, caminhantes e ciclistas sairão da praça coronel Joaquim Resende com destino ao Retiro Velho, passando pela estrada da Ponte Funda, cachoeira dos Faleiros, Dois Córregos, cruzando a MG 270, para se reunirem com centenas de fiéis na celebração eucarística marcada para às 11 horas. O evento acontece em Entre Rios de Nunas.
O evento faz parte do resgate histórico e de reconhecimento da importância do trabalho assistencial voluntário realizado por Manoelina nos idos de 1930.
Naquela época, a taumaturga realizou curas espirituais a milhares de romeiros de diversas partes do país e até do exterior que se aglomeravam diariamente em frente da modesta casa onde ela morava com os pais e outros 18 irmãos, na região denominada Retiro Velho/ Coqueiros.
Hoje, vem sendo preservado pelo proprietário Maurilio de Oliveira Resende, para ser desfrutado como um local de oração e paz. Lá, os fiéis encontram uma estátua de Manoelina, esculpida em pedra sabão, por onde jorra água de uma das mãos da mesma fonte de onde a “Santa” aspergia, na década de 30, “água benta” aos devotos em busca de cura.
Há um processo de beatificação tramitando na Arquidiocese de Belo Horizonte, a pedido das Paróquias de Entre Rios de Minas e de Crucilândia, cidade para onde Manoelina se mudou em meados de 1931e viveu até seu falecimento, em março de 1960, aos 49 anos, vítima de uma anemia profunda.

O evento ocorre na semana da data de nascimento de Manoelina, dia 14 de setembro. Dia que serão exibidos obras audiovisuais no Centro Cultural às 18h sobre a história da ‘santinha’ com entrada gratuita a todos interessados.
Sobre a peregrinação de domingo, também parte das comemorações pelo dia do nascimento de “Santa Manoelina”,
a Secretaria Municipal de Cultura de Entre Rios estará disponibilizando apoio logístico e ônibus. Os interessados devem se inscrever no Centro Cultural na rua Suassui 103, Centro. Mais informações no Instagram @ secult.erm ou pelo whatsapp (31) 98623-6616.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade