Durante a aula de sociologia, na sala do 3° ano técnico em meio ambiente, no IF Sudeste de São João del-Rei, um professor fez uma fala extremamente desconfortável. Os alunos do 3° ano estavam em dia de trote com o tema feriados do ano, e uma aluna estava vestida de coelho da Páscoa, quando o professor perguntou se seria uma fantasia erótica. Com isso, ressurgiram falas racistas e transfóbicas do mesmo, e os alunos do campus se juntaram para fazer um protesto. O Grêmio estudantil conduziu uma conversa, depois das falas de professores, coordenações e da diretoria geral, na quadra poliesportiva.
O corpo discente do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei reiterou que NÃO aceita falas ofensivas e foram tomadas medidas necessárias, assim como a mobilização estudantil.
A direção se manifesta em nota:
“A Direção-Geral do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei recebeu, nesta quinta-feira, 14/03/2024, denúncia de assédio contra docente dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Foi aberto processo para medidas cautelares imediatas e o caso foi enviado às instâncias responsáveis pela apuração.
A Rede de Acolhimento da Política Institucional de Prevenção e Combate ao Assédio e à Violência, designada pela Portaria GABREITOR/IFSUDMG nº 185/2024, atuará no atendimento aos discentes e ao servidor.
A Direção-Geral repudia qualquer forma de assédio e discriminação e reafirma seu compromisso na garantia de um ambiente saudável e inclusivo para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação humana, em sua totalidade.”