O Museu Casa dos Inconfidentes, no bairro Vila Aparecida, em Ouro Preto (MG), foi fechado para reforma desde ontem (26/8).
O espaço, conhecido por ter abrigado reuniões da Inconfidência Mineira, passará por uma restauração completa, com investimento previsto de R$ 700 mil.
Segundo a Prefeitura, a obra prevê a troca da cobertura, dos revestimentos, pisos, forros e estruturas de madeira. A pintura será revitalizada, assim como as esquadrias, as instalações elétricas internas e externas e o paisagismo. Além disso, será implantado um sistema de prevenção e combate a incêndios. A obra começa no próximo mês e deve durar 180 dias.
O recurso será custeado pela Prefeitura de Ouro Preto, com a inclusão de emendas parlamentares indicadas por vereadores. O projeto de restauração, bem como o acompanhamento, a fiscalização e a gestão da obra, está sob responsabilidade do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A HISTÓRIA
Conhecida como Chácara dos Inconfidentes desde o século XIX, a Casa dos Inconfidentes consolidou-se, por meio da tradição oral, como um importante marco da Inconfidência Mineira. O imóvel pertenceu ao capitão-mor José Alves Maciel, pai de José Álvares Maciel e sogro de Francisco de Paula Freire de Andrade, dois dos principais mentores do movimento.
O acervo reúne mobiliário dos séculos XVIII e XIX, compondo uma narrativa que remete à Vila Rica da arte, da arquitetura, da literatura e da memória, em meio à paisagem bucólica que envolve o museu.
FONTE: RADAR GERAL