×

Ouro Branco encerra participação no seu primeiro ano de programa Parlamento Jovem

Os jovens brilharam nesta primeira participação e abriram caminho para a continuidade do projeto de formação política para estudantes do ensino médio na cidade

Pela primeira vez, a Câmara Ouro Branco participou do programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas. Em 2025 aconteceu a 21ª edição do programa, com o tema “Juventude e Direitos Culturais”, e os jovens de Ouro Branco deram show em sua primeira participação, levando uma das propostas da cidade para a etapa estadual do PJ. O Parlamento Jovem, inicialmente, contou com 23 estudantes das escolas que têm o ensino médio em Ouro Branco. Após a plenária municipal, nove jovens permaneceram no programa e seguiram para a plenária regional, onde uma representante da cidade foi eleita para participar da plenária estadual, ocorrida entre os dias 17 a 19 de setembro.

No dia 19 de setembro, reunidos no Plenário da Assembleia, cerca de 150 estudantes, representando 149 municípios, aprovaram o documento final com 12 propostas priorizadas. A etapa estadual, em Belo Horizonte, teve início no dia 17 de setembro, com atividades de entrosamento dos participantes. No dia 18 de setembro, grupos de trabalho filtraram as dezenas de sugestões apresentadas nas fases municipais e regionais e definiram as 18 propostas votadas na plenária final do dia 19 de setembro. Ainda no dia 18, os estudantes definiram que “inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergência” será tema da edição do Parlamento Jovem de 2026. A escolha foi feita por votação, com participação dos jovens de 19 polos regionais.

Como resultado de intensos debates entre os jovens, prevaleceram quatro sugestões relacionadas a cada um dos três subtemas: “A juventude e a cultura como direito”, “A organização das políticas culturais e a participação social” e “Patrimônio cultural, desenvolvimento e cidadania”. As propostas priorizadas na Plenária Final já foram protocoladas na Comissão de Participação Popular da ALMG e podem ser conferidas aqui.

Valorização da cultura

Cada proposta foi apresentada por um orador e argumentadores se revezaram para defender ou se manifestar contra elas. Maria Eduarda Gonçalves, representante eleita de Ouro Branco para participar da plenária final, destacou, em sua fala, a necessidade da valorização das culturas dos povos que formam o povo brasileiro: “Enquanto nós não dermos a devida atenção para as nossas raízes, o preto vai continuar sendo marginalizado e o indígena vai continuar sendo morto. Enquanto isso continuar acontecendo, nós vamos continuar sendo esses seres ignorantes que insistem em excluir os frutos do próprio sangue, ou melhor, nós, os filhos da mais pura miscigenação, vamos continuar matando e marginalizando os patriarcas da própria cultura”. Maria Eduarda é estudante da 3ª série da Escola Estadual Iracema de Almeida.

Paralelamente à realização da estapa estadual, também aconteceu o Encontro de Coordenadores, para troca de experiências. “Costumo dizer que, nesse processo, aprendemos muito mais do que ensinamos. Cada encontro foi uma oportunidade de enxergar novas perspectivas e fortalecer a nossa crença de que o futuro da política e da cidadania passa, necessariamente, pelo engajamento desses jovens”, destacou Verônica Alencastro, servidora da Câmara Ouro Branco e coordenadora do PJ na cidade.

Verônica lembrou, ainda, o processo pelo qual passou junto aos estudantes, com apoio dos servidores, vereadotres, e da presidência da Casa Legislativa. “Foi um período de muito aprendizado, marcado pelo protagonismo dos jovens, que nos presentearam com uma verdadeira aula de cidadania, ocupando seu lugar de voz e mostrando a força da juventude quando tem espaço para se expressar”. Ela também agradeceu a parceria com as escolas: “elas compreenderam o valor do projeto e se disponibilizaram de forma integral e comprometida. Graças a essa parceria sólida e dedicada, conseguimos construir uma trajetória de sucesso em favor da cidadania dos nossos jovens participantes”.

Saiba mais sobre o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um projeto de formação política para estudantes do ensino médio de Minas Gerais, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do estado. Além de aprender sobre o funcionamento dos Poderes Legislativos municipal e estadual, os alunos apresentam e debatem ideias que podem virar leis. Mas o mais importante: no programa os jovens têm a chance de mostrar que têm voz, ideias e poder de transformação!

A primeira etapa do projeto é a municipal, que compreende a realização, pela Câmara Municipal, da formação política e temática dos estudantes, através de oficinas sobre política, poderes e papel do cidadão e para adquirir conhecimento sobre o tema da edição, e também do diagnóstico local, com pesquisa de campo, a fim de verificar a realidade do tema da edição no município, e a redação de propostas, com treinamento sobre técnicas de redação de propostas e dinâmicas das plenárias. Nesta etapa também acontecem os Encontros Regionais, com a participação dos estudantes das cidades do pólo, e a realização da Plenária Municipal, na Câmara.

Logo após acontece a Etapa Regional, que compreende o estudo do documento de propostas que será debatido e votado na Plenária Regional, a preparação dos estudantes, com a discussão sobre os temas sugeridos pelos municípios do polo para a edição seguinte, e o planejamento e definição de diretrizes da Plenária Regional. Esta etapa finaliza com a realização desta Plenária, em uma das cidades do polo.

A última etapa é a estadual, quando acontece o estudo do Documento-Base para os Grupos de Trabalho (GTs) da Plenária Estadual. Esse documento consolida as propostas aprovadas nas Plenárias Regionais. É produzido e divulgado pela Coordenação Estadual. Também acontece o estudo de textos sobre os três temas priorizados para a edição seguinte. Esses três temas são definidos pela Coordenação Estadual, a partir de indicações dos estudantes aprovadas nas Plenárias Regionais. Na ALMG, a Coordenação Estadual realiza a Plenária Estadual do PJ Minas, evento paralelo ao Encontro de Coordenadores, para troca de experiências.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp