2º Festival de Violões José Lucena Vaz reúne instrumentistas e alunos em Ouro Branco

11

De 11 a 13 de novembro, encontro traz para Minas intensa programação de concertos, oficinas e convidados, como o argentino Eduardo Isaac

 O Festival de Violões José Lucena Vaz de Ouro Branco prepara a sua segunda edição, realizada entre 11 e 13 de novembro. O evento traz para o interior de Minas uma programação artística e pedagógica de qualidade internacional.

 Para muitos, o violão é o mais democrático dos instrumentos. Seja pela facilidade de acesso, mobilidade ou pelo som, sempre há um violão nos mais diversos ambientes. Porém, o acesso ao ensino – principalmente do violão erudito – ainda é um desafio no Brasil. Por isso, uma das principais propostas do Festival de Violões é promover a democratização desse aprendizado. “Queremos fazer uma espécie de fechamento do ciclo de atividades que englobam o ensino do violão na cidade,  mais precisamente dos alunos de violão da Casa de Música de Ouro Branco, referência na região”, ressalta Leonardo Amorim, diretor do evento.

O festival  novamente homenageia o violonista e professor mineiro José Lucena Vaz, instrumentista ímpar de Minas Gerais.  “Podemos dizer que essa edição é a continuação do trabalho do ano passado. José Lucena Vaz muito contribuiu com o ensino do violão no nosso país e em Ouro Branco, onde deu masterclasses e acabou influenciando diretamente os alunos da cidade”, explica Leonardo.

Todos os concertos serão realizados na sala Ouro Preto do Hotel Verdes Mares, sempre às 20h. A programação tem início no dia 11 de novembro (sexta-feira), com a apresentação do Duo ReisBarbeitas, formado pelo violonista Flavio Barbeitase pela pianista Carla Reis. A proposta do duo, além da divulgação do repertório camerístico geral para violão e piano, é também ilustrar algumas confluências histórico-estilísticas desses dois instrumentos, protagonistas do que de melhor se produziu na música de concerto no Brasil.

Já no dia 12 de novembro (sábado), será a vez do violonista Thiago Colombo se apresentar. Professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, Colombo é Bacharel e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente desenvolve o projeto doutoral de pesquisa artística intitulado “Violão e Mestiçagem na América Latina: Performance Musical e Identidades Culturais”,  na Universidade Federal da Bahia.  O violonista prepara para 2017 o lançamento de seu terceiro álbum, Latin Guitar Connections, gravado na Bath Spa University, em Bath (Inglaterra).

O encerramento será no domingo, 13 de novembro, quando o público terá a chance de apreciar o concerto do argentino Eduardo Isaac, que o jornal Público, de Portugal,  chamou de “uma das grandes personalidades mundiais do violão”.  Isaac já foi premiado em importantes concursos internacionais como o “Infanta Cristina” (Madrid), o “Andrés Segovia” (Palma de Mallorca) e o “Rainha Fabiola” (Namur). Atualmente, leciona em reconhecidas universidades da Argentina e realiza masterclasses em diversos países, como Estados Unidos e Brasil. Compositores de diferentes países dedicam a Isaac concertos e obras para violão solo, enquanto seus arranjos e transcrições exploram novas linguagens na estética do instrumento.

 O repertório de todos os concertos é bastante diversificado. “Teremos música brasileira e argentina, composições e arranjos escritos pelos próprios interpretes, com destaque para o repertório de Thiago Colombo, que é quase todo autoral”, explica Leonardo Amorim.

 Além disso, os alunos de violão de Casa de Música de Ouro Branco – com idade entre 10 e 17 anos – e inscritos de outras cidades terão a chance de participar de masterclasses com Colombo e Isaac, também no Hotel Verdes Mares. “É uma oportunidade única de conviver de perto com violonistas com carreira internacional consolidada, mas que são também professores e podem contribuir com a formação e, talvez, até com a escolha futura de uma profissão”, conta Amorim.

 Todos os concertos têm entrada gratuita.

 Os interessados em participar das master classes podem se inscrever por meio do link para

inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPWlP5H1-wh52o0CxEo_iucadh9EIdNjjU5A8vmRnk-KQlNQ/viewform

 O festival tem patrocínio da Prefeitura de Ouro Branco, por meio do Fundo Municipal de Cultura.

 Fotos, agendamento de entrevistas e informações para imprensa: (31) 8628-224800

Crédito foto: Eduardo Isaac – Divulgação/Festival de Violões