A Prefeitura de Congonhas por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em conjunto com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e o Ministério Público se reuniu, na tarde desta quinta-feira, 1º de setembro, com representantes de várias mineradoras que atuam na cidade para cobrar das empresas união dos esforços, apoio e maior adesão ao plano de controle ambiental municipal.
Durante o encontro que aconteceu na Romaria, o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Moreno, a Secretaria Adjunta, Ana Gabriela Dutra e o Promotor de Justiça, Vinícius Alcântara, comentaram sobre vários cenários de poluição referentes à atividade mineraria e apontaram ações de mitigação destes impactos.
A Prefeitura e o Ministério Público expuseram a necessidade de cooperação das empresas para o custeio da renovação da licença do software utilizado para a gestão de dados ambientais ou a aquisição de um novo e mais moderno software que garanta a manutenção do gerenciamento destes índices que já é praticado no município.
De acordo com a Secretaria Adjunta, Ana Gabriela, o objetivo é somar esforços conjuntos com as empresas e o FEAM para monitorar a qualidade do ar em Congonhas e atuar em ações efetivas de redução da emissão de material particulado (poeira) na atmosfera, reduzindo os impactos da atividade de mineração aos munícipes.
Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente encaminhará um ofício para as empresas com as propostas de softwares necessários para a garantia da manutenção ou melhoramento do monitoramento e gestão de dados ambientais do município. As empresas poderão propor outras ferramentas. O intuito, de acordo com Ana Gabriela, é gerar o engajamento das empresas na elaboração de ações mais efetivas para a redução da poeira que impacta a vida das pessoas.
As empresas também foram convidadas a participar do encontro com especialistas e pesquisadores que a Prefeitura de Congonhas estará promovendo em outubro, para tratar sobre importantes questões ambientais como a qualidade do ar, a emissão de material particulado (poeira), os recursos hídricos e a meteorologia. O objetivo é trocar experiências técnicas para traçar planos de ações para melhorias.
- Texto e foto por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de Congonhas
- Fotos Capa; Sandoval Souza Pinto/DIVULGAÇÃO