Via 040 se reúne com produtores rurais e a prefeitura na próxima quinta feira, dia 5, em Lafaiete
Revoltados com a falta de apoio do poder público, os moradores e sitiantes já ameaçam fazer um ato de paralisação a BR 040, caso a Via 040 novamente bloqueie a estrada vicinal que dá acesso a suas propriedades.
A estrada muito conhecida como a antiga União Indústria é usada pelos moradores há pelo menos 50 anos. Somente nos últimos 20 dias a concessionária, sem qualquer consulta, bloqueou o acesso com pedras, valetas e cimento, pelo menos 3 vezes, impedindo o trânsito.
A vida dos moradores saiu da rotina desde que a Via 040 iniciou os bloqueios. Na manhã do dia 3, nossa reportagem acompanhou mais uma vez o drama vivido pelos sitiantes e produtores rurais. A irmã idosa de um morador teve que se mudar do local para Cristiano Otoni por que a família vive ilhada quando bloqueiam a estrada.
Um sitiante, que tem mais de 40 mil pés de mexerica poncã, não sabe ainda como vai fazer na colheita que se avizinha. Ele terá que percorrer mais de 10 km a mais por dia para escoar sua produção. Na manhã desta terça feira, sitiantes chegaram a discutir rispidamente com um dos donos da Fazenda Lagartixa. Para os produtores o proprietário estaria conivente com o fechamento da estrada. José Maria nega a versão dos produtores, mas voltou a frisar que a estrada é particular. “A Via 040 vai novamente bloquear a estrada”, advertiu José Maria.
A maior reclamação é que os moradores estão marginalizados pelo poder público e lutam sozinhos sem qualquer apoio. “Não aguentamos mais esta situação. A gente não tem mais sossego familiar”, lamentou o morador Wilson.
Insatisfeitos, sitiantes revelaram a nossa reportagem que esta será a última vez que vão desbloquear a estrada, já que o serviço da máquina é custeado pelos produtores. Agora eles vão promover um grande ato e paralisar a BR 040. “Somente assim acho que as autoridades nos socorrem”, disse o produtor Áureo Vieira.
Reunião
Durante entrevista na noite desta segunda feira, dia 2, o prefeito garantiu que se a estrada for pública vai intervir no caso e defender os interesses do município. Para ele, é uma crueldade o que faz a concessionária com os moradores.
Segundo o Sub Procurador, José Luiz, a prefeitura ainda depende de estudos para definir se a estrada é pública ou privada, mas já notificou a Via 040, porém a concessionária alegou que a via é privada o que garante o bloqueio.
José Luiz disse que a empresa alegou que a estrada é rota de fuga é há grande perigo quando os veículos cortam a BR 040. “Se alegam que quando atravessamos há perigo, porque também não bloqueiam a entrada de Buarque de Macedo que traz mais insegurança do a que nossa?”, questionou um produtor.
Na próxima quinta-feira, dia 4, acontece uma reunião entre uma comissão de sitiantes, a prefeitura e representantes da Via 040. A intenção é buscar um consenso e por fim a polêmica dos constantes bloqueios.