Pai de aluno diz que professores até tiram dinheiro do próprio bolso para ajudar na compra de produtos na Escola do São Gonçalo
Após o vereador Zezé do Salão (PMN) retirar de pauta o pedido de convocação, esta semana João Paulo Pé Quente apresentou um requerimento para o comparecimento à Casa do servidor Rodrigo Borba Vieira, ocupante do cargo de Diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
Os vereadores querem ouvir as explicações do funcionário sobre as constantes denúncias de falta de merenda escolar, materiais de limpeza e de expediente em diversas escolas municipais. O requerimento deve ser votado nesta segunda feira, dia 23, quando acontece a reunião na Casa Legislativa. Excepcionalmente a reunião foi antecipada por que na terça feira, dia 24, acontece a sessão extraordinária de julgamento do Prefeito Ivar Cerqueira (PSB) em relação às denúncias que deram origem à Comissão Processante.
Requerimento
O Vereador João Paulo Pé Quente (DEM) apresentou requerimento cobrando o envio de cópias de todas as notas fiscais da compra de gêneros alimentícios, com detalhamento dos produtos e quem atestou o recebimento, entre 2013 a 2016. Ele pediu também cópias das notas fiscais, registro de saída demonstrando quais escolas receberam os produtos para a alimentação escolar e quantos alunos foram beneficiados.
O vereador também quer saber qual a quantidade de produtos que cada escola municipal recebeu como também a média diária e mensal de consumo de cada uma delas.
Repercussão
As supostas irregularidades na merenda escolar é alvo de denúncias de vereadores há mais de 3 meses. Pais já denunciaram tanto a falta de alimentação como de material didático.
Nossa redação recebeu, via email, uma denúncia de um morador da comunidade de São Gonçalo em que ele relatou que professores pedem aos pais colaboração e donativos para a merenda escolar. Segundo ele, os profissionais de educação, com medo de represálias, não divulgam qualquer informações. “Tem uns três meses uma professora me pediu para levar o que pudesse. Quando saiu na rádio quem cuida da área veio correndo e encheu as panelas da escola de São Gonçalo. Mas foi só pra tapar o sol com a peneira. Pelo que ouvi dizer parece que professores estão tirando do bolso para fazer o que é de obrigação da Prefeitura”, denunciou o morado
r que pediu sigilo da divulgação de seu nome para não prejudicar os professores.
Nossa reportagem pediu esclarecimentos a prefeitura sobre as denúncias de falta de merenda escolar em escolas municipais.
Imagens:Reprodução