Por volta das 23:0 horas do dia 22, durante uma operação, os policiais posicionaram-se estrategicamente nas imediações da Avenida Amintas Junqueira, Bairro JK, e observarem as movimentações, típicas do tráfico de drogas, que ocorriam em um beco da Rua Alípio dos Santos.
Em acompanhamento visual, os Militares visualizaram um dos menores (17 anos) e um segundo indivíduo aproximarem-se do beco, sendo que um deles, através de um assovio, realizou contato com um terceiro indivíduo, o qual saiu do interior da via e entregou-lhe algo, vindo a receber em troca aquilo que, aparentemente, seria uma cédula de dinheiro.
Parte da equipe militar deslocou-se para uma entrada secundária de acesso à mencionada rua, com intento de abordar os possíveis usuários, contudo não lograram êxito em localiza-los, face os inúmeros becos e vielas existentes naquele local.
A outra parte da equipe desceu em incursão por uma escadaria e logo deparou com o menor (17 anos) que empreendeu fuga pelo interior do beco e entrou em uma residência da região, sendo percebido que o mesmo tentava descartar algo. No entanto, a tentativa de fuga não obteve êxito, visto que diante da fundada suspeita de tráfico de drogas, houve a necessidade dos Policiais Militares entrarem rapidamente ao imóvel, onde depararam com três indivíduos, sendo os dois menores de idade (15 e 17 anos) e um homem (21 anos). Todos foram abordados. No imóvel, inicialmente, foram localizados 5 pedras de crack, substância que imediatamente o menor (17 anos) assumiu a propriedade e com o qual foi encontrada a quantia de R$ 164,00 que ele não soube informar a sua procedência com exatidão, apresentando versões controvérsias quanto a sua origem. Neste instante, a genitora do menor (15 anos) compareceu a residência e após ter conhecimento do fato, passou a acompanhar as buscas pelo interior do imóvel, onde foram encontrados mais 7 invólucros contendo substância semelhante a maconha, os quais o menor (15 anos) confirmou ser maconha e assumiu a sua propriedade. Diante da narrativa dos menores em assumir, voluntariamente e na presença de testemunha, a propriedade dos entorpecentes, sendo conduzidos à Delegacia de Polícia juntamente com toda a materialidade apreendida. Quanto ao indivíduo (21 anos) também abordado no interior da casa, este afirmou ser usuário de drogas e foi conduzido para maiores esclarecimentos acerca do fato.