×

Orgulho para a região: entrerriano pode assumir Ministério da Justiça

Filho ilustre de Entre Rios pode se tornar ministro da justiça /Reprodução

A novela sobre quem substituirá Alexandre de Moraes, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), pode estar perto do seu desfecho. O presidente Michel Temer (PMDB) estaria inclinado a nomear o ex-ministro do Supremo Carlos Velloso para o comando do Ministério da Justiça e da Segurança Pública.

Cotado para assumir a pasta, Velloso defendeu a Lava Jato.

Velloso não acredita que o próximo chefe da Justiça tome qualquer decisão contrária à Operação Lava Jato. Para ele, a “Polícia Federal tem grande grau de autonomia e o Ministério Público é reconhecidamente uma instituição independente e autônoma”. 

Em outro momento, o ex-magistrado afirmou que a Lava Jato representa um marco e destacou o fato de Poder Judiciário, o Ministério Público e a polícia trabalharem em conjunto para acabar com os rumores de que são responsáveis pela impunidade do país.

A ideia de dar uma solução política para o cargo perdeu força na segunda-feira (13). Alguns conselheiros de Temer defendiam a indicação do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) para o cargo como forma de fazer um aceno ao núcleo peemedebista da Câmara dos Deputados. As declarações do parlamentar sobre o Ministério Público, porém, minaram suas chances. Após Pacheco se tornar carta fora do baralho, Velloso abriu caminho para assumir a pasta. Além de ter trânsito no Poder Judiciário, o ex-ministro do STF tem força para enfrentar a crise de segurança pública.

Hoje o presidente Michel Temer esteve com o ex-ministro do STF Carlos Velloso e conversaram privadamente por mais de 1 horas.

A história

Carlos Mário da Silva Velloso nasceu na cidade de Entre Rios de Minas, Minas Gerais, em 19 de janeiro de 1936, filho do Juiz Achilles Teixeira Velloso e de D. Maria Olga da Silva Velloso. É casado com a Professora Maria Ângela Penna Velloso e tem quatro filhos: Rita de Cássia Velloso Rocha, advogada, casada com o engenheiro Cláudio Luiz Reis Rocha; Carlos Mário da Silva Velloso Filho, advogado e Procurador do Distrito Federal, casado com a advogada Adriana Timo Brito Velloso; Rosa Maria Penna Velloso, advogada.

A filha Ana Flávia Penna Velloso Rezek, advogada e jornalista, é casada com o Ex Ministro do STF, Francisco Rezek, Juiz da Corte Internacional de Haia.

Em dezembro de 2.000, logo após tomar posse como Presidente do STF, recebeu a Medalha Dsembargador Hélio Costa, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, conferida pela Comarca de Entre Rios de Minas.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp