Cidade inicia processo para tombamento de sua praça histórica
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) realiza, entre março e junho de 2017, em parceria com os municípios, a Rodada Regional do Patrimônio Cultural. Pela sétima vez o Instituto percorre os territórios regionais de desenvolvimento de Minas Gerais com o objetivo de reunir gestores públicos municipais para um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do estado.
Terça e quarta feiras, dias 7 e 8 a simpática Santana dos Montes sedia através, da secretaria municipal de cultura, o evento com uma ampla programação. São aguardados mais de 40 representantes das cidades da região.
A programação envolve além de discussões em torno do patrimônio de núcleos históricos regional busca sensibilização das autoridades culturais para a situação de abandono de igrejas barrocas, como Santo Antônio, em Itaverava e do Santuário do Bom Jesus do Pirapetinga (Bacalhau), ambas passam por deterioração.
A novidade para este ano é que, além do ICMS Cultural, outros temas serão abordados durante os encontros, como por exemplo, o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado.
Os secretários de cultura, Ângelo Oswaldo, e turismo, Ricardo Rocha de Faria Ricardo Rocha de Faria, estarão presentes nos dois de evento, juntamente com a presidente do IEPHA, Michele Arroyo, e técnicos do órgão. “Queremos agregar forças e chamar a atenção de nossas autoridades para o nosso rico Vale do Piranga”, resumiu o secretário municipal de cultura de Santana dos Montes, José Geraldo.
Ele explicou que o evento vai lançar subsídios para o registro dos violeiros de Minas cujo expoente, Chico Lobo, estará presente nas rodadas de discussões, juntamente com outros violeiros da região. O IEPHA já iniciou estudo para o registro imaterial das violas a nível estadual. Santana tem muito a oferecer já que mantém uma escola de violeiros, muito incentivada pelo mestre Chico Lobo.
As autoridades estaduais também visitaram as fazendas históricas de Santana, como a Fonte Limpa e da Posse, esta o primeiro bem tombado no Estado, em 1975. Outra particularidade será visita a Bacalhau cuja igreja é citada em um nos livros de Ângelo Oswaldo como das 30 mais importantes de Minas.
José Geraldo adiantou que as autoridades também farão uma visita ao centro histórico de Santana dos Montes que está tombado a nível municipal. “Estamos iniciando o processo de tombamento estadual de nossa praça com seu casario colonial do século XVIII. Através de nossa cidade queremos chamar a atenção do Vale do Piranga”, comentou.
No dia 8, quarta feira, o evento será finalizado com uma rodada ICMS Cultural no Solar dos Montes cujo objetivo a capacitação dos gestores culturais.
O ICMS Cultural fortalece o orçamento do município, assegurando-lhe investimentos financeiros em realizações significativas para as comunidades. Proteger o patrimônio é, assim, garantir mais verba pública, além de organizar o espaço urbano e proteger a memória e identidade dos cidadãos.
PROGRAMAÇÃO
** DIA 07/03/2017- terça-feira
10:00 hs – Chegada em Santana;
10:30 hs – Inicio do roteiro Piranga via Itaverava;
11:20 hs – Visita á Igreja de Santo Antônio de Itaverava;
14:30 hs- Visita à igreja de Santo Antônio e ao Santuário do Bom Jesus do Pirapetinga (Bacalhau);
18:00 hs- Mesa redonda com Chico Lobo, Pedro Araújo e violeiros da região;
21:30 hs- Apresentação da Escola de Violeiros Chico Lobo e Quarteto Viola Inviolada.
DIA 08/03/2017, quarta-feira
10:00 hs- Visita á Igreja Matriz de Santana, Escola Chico Lobo e ao Centro de Cultura;
11:00 hs- Visita à fazenda Fonte Limpa;
14:00 às 18:00 hs – Rodada ICMS Cultural no Solar dos Montes.
Inscrições no local ou por email: [email protected]
Realização: IEPHA MG, Secretaria de Estado de Cultura.
Organização: Município de Santana dos Montes.