Segundo o pedido de revogação, os estudantes consideram inaceitável que o nome da
universidade esteja atrelado ao Senador afastado pela STF
Envolvido em denúncias de corrupção, o senador afastado pelo Superior Tribunal Federal, esta semana, Aécio Neves, é alvo da indignação e revolta popular.
Na região, o protesto veio de estudantes universitários. O Diretório Acadêmico das Engenharias do Campus Alto Paraopeba da universidade Federal de São João Del Rei, protocolou hoje a tarde um ofício encaminhado a reitoria.
No documento, os acadêmicos pedem ao reitor Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira revogue a resolução nº 014 de 2 de abril de 2007 na qual Aécio Neves, então governador Minas, recebeu o título máximo da universidade de “Doutor Honoris Causa”.
A condecoração é carregada de significado já que o título é utilizada quando uma universidade de prestígio concede a honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho e que se destacado no exercício de sua função pela grande influência em determinadas áreas.
Na justificativa, os estudantes afirma “que as notícias de corrupção generalizada em todas as esferas do governo, a partir de revelação de conversas para o recebimento de caixa 2 e favorecimento de empresa, esta entidade estudantes consideram inaceitável que o nome da Universidade Federal de São João del Rei esteja atrelado ao Senador’, diz a resolução.
A história
A UFSJ tem sede na terra natal do senador afasto, na cidade de São João Del rei. A universidade nasceu de um desejo de Tancredo Neves, avô do senador afastado Aécio Neves.
Tancredo tinha o sonho a exemplo do presidente dos EUA cujo túmulo de Thomas Jefferson, estava escrito: “aqui jaz Thomas Jefferson, fundador de uma universidade”.
O ex presidente Sarney, atento a uma promessa de Tancredo Neves, federalizou a Funrei, mas foi Fernando Henrique Cardoso que, em 19 de abril de 2002, assinou a Lei que criou a Universidade Federal de São João del-Rei. Na carta que, naquela data, enviou ao então deputado Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso foi taxativo: “quero dividir essa satisfação com você porque sei do seu empenho nesse assunto, como em tudo que diz respeito ao bem estar e ao progresso de São João del-Rei. Gostaria, meu caro Aécio, por seu intermédio, de dividir esses sentimentos e pensamentos com o povo de São João del-Rei e, em especial. Com os dirigentes e funcionários e alunos da mais nova Universidade do Brasil”.
Agora 15 depois, Aécio pode perder o título mais importante concedido por uma universidade fundada por seu avô.