No domingo, 28 de outubro, realizou-se, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, mais uma apresentação do projeto Encanta Lafaiete, organizado pela Associação Artística e Cultural Madrigal Roda Viva. O projeto, que já é realizado em Conselheiro Lafaiete há vários anos, contempla apresentação musical, com canto coral, no quinto domingo dos meses que possuem cinco domingos. O último concerto, aberto pelo Madrigal Roda Viva e pelos corais convidados, contou, na sequência das apresentações, com a participação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, conduzida pelo Regente Ten. Marconi Rodrigues, corporação que se apresentou individualmente e, em seguida, em conjunto com os corais.
O Madrigal Roda Viva, conduzido pelo Maestro Geraldo Vasconcellos, recebeu, como convidados, nesta apresentação, os corais “Cantata”, do Colégio Nossa Senhora de Nazaré, e “Veritas”, do município de Carandaí – MG. O repertório apresentado, contemplando diversos estilos musicais e transitando por concepções artistas de várias épocas, encantou a plateia com obras de Bach, Vivaldi, Elgar, passando por uma coletânea de Ênio Morricone, incluindo canção de Roberto e Erasmo Carlos e uma composição da Antonio Nastácia, Banda Tia Nastácia, mostrando a presença da cultura lafaietense. O Encanta Lafaiete já é considerado um orgulho para a cidade, dado o cuidado com que é preparado pelos integrantes do Madrigal Roda Viva, cujo presidente Marcelo José dos Santos, com a indispensável direção do Maestro Geraldo Vasconcelos, não medem esforços para realizar. Durante os anos em que o projeto é realizado, os cidadãos lafaietenses têm sido beneficiados pelas apresentações gratuitas que oferecem música de qualidade sem a necessidade de deslocamento para os grandes centros. A iniciativa teve grande repercussão nas redes sociais, com elogios ao trabalho dos cantores e do Maestro do Madrigal Roda Viva, demonstrando que a população reconhece a importância das ações musicais da Associação em benefício de nossa sociedade.
Ao encontro das manifestações nas redes sociais, a apresentação contou com relevante participação da população, que lotou a sessão musical, faltando espaço para os que chegavam, tendo, inclusive, sido ocupado o corredor central da Igreja. Várias empresas locais e instituições da sociedade civil demonstraram compromisso social, apoiando o evento de diversas formas, tendo sido feito agradecimento especial a elas durante o concerto.
Por Douglas Carvalho