No dia 7, por volta das 19:40 horas, após denúncia anônima, militares deslocaram até o Bairro São Francisco em Ouro Branco. Moradores confirmaram que um menor, de 16 anos, é visto constantemente armado com 1 revólver e faz tráfico drogas nas imediações do campo de futebol e possivelmente os entorpecentes são escondidos no loca no período diurno e ao anoitecer o material é transportado para sua residência. Chegou ainda ao conhecimento dos Policiais Militares que o proprietário das drogas seria um cidadão, morador do bairro Belvedere, e que ele alicia menores para a prática de tráfico em diversos bairros.
Dando continuidade a operação, militares diligenciaram até a residência do menor denunciado e lá foram recepcionados por sua genitora que, após tomar conhecimento da denúncia, disse que ele não se encontrava em casa, que costuma sair e ficar fora por um período de dois a três dias sem informar o paradeiro, no entanto ela franqueou a entrada dos militares e autorizou que fosse realizada uma busca no imóvel.
A equipe localizou no quarto do menor os seguintes materiais/objetos: 5 rádios de comunicação da marca BAOFENG, 2 bases de carregamento, R$329,00 em cédulas, 1 balança de precisão, sacolas do tipo sacolé, comumente utilizadas para embalar entorpecentes, 1 faca, 1 chave micha, 10 invólucros de maconha, 1 bucha de cocaína, 2 cartuchos intactos de munição calibre 38 e 4 cartuchos intactos de munição calibre 32. Foi realizado rastreamento pelo bairro para a localização e possível apreensão do menor infrator, contudo, sem êxito.