×

Rota de colisão: candidatura de Selma Rocha expõe distanciamento entre José Milton e Glaycon Franco

Ao lado do então prefeito José Milton, Glaycon toma posse na Assembléia Legislativa de Minas em fevereiro de 2012/Reprodução

Diz o ditado popular que “para um bom entendedor meia palavra basta”. O provérbio expressa, para quem participa ou acompanha o universo político lafaietense na última década, de que há um racha evidente entre José Milton (PSDB) e o deputado Glaycon Franco (PV). Isso se mostra, de forma latente, no bojo do lançamento da candidatura da médica, Selma Rocha Carvalho, esposa do ex deputado e ex prefeito de Lafaiete.
Nossa reportagem conversou com diversas figuras políticas que não se atreveram a decifrar ou lançar luzes nos motivos pelos quais os dois caciques políticos se posicionaram em campos opostos, depois de mais de uma década no mesmo grupo político local. “Para quem entende da política lafaietense percebe que há um rompimento claro, principalmente quando José Milton lança sua esposa disputando palmo a palmo a preferência do eleitorado para deputado estadual. Os dois vão duelar no mesmo campo”, disse um analista político. “Há sim alguma mágoa ou atrito, mas a candidatura da Selma, independente do entrevero político, é legítima”, concordou. Ao contrário da disputa, por outro lado, Selma abre chance de Lafaiete conquistar duas cadeiras na Assembleia de Minas. Outros apontam que a disputa pode colocar em jogo o fortalecimento político local e a cidade ficar sem representante.
Em uma leitura mais recente dos desdobramentos políticos e movimentações de grupos, tanto José Milton como Glaycon naturalmente estariam no mesmo campo. Foi através de uma articulação política, envolvendo o então prefeito José Milton e o então governador Antônio Anastasia, ambos no PSDB, que Glaycon chegou a Assembleia. Outros rechaçam esta tese.

Ao certo é que em 14 de fevereiro de 2012, Glaycon Moreira Franco, então no PRTB, ocupava a vaga do deputado Cássio Soares, que se afastou da ALMG para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), no lugar do deputado licenciado Wander Borges (PSB).
A solenidade de posse contou com a presença de deputados da Casa, do prefeito José Milton, e do presidente da Câmara de vereadores, José Ricardo Sírio (Zezé do Salão). Antes de ocupar uma cadeira que lhe rendeu amadurecimento, conhecimento e capacidade de articulação, fatores determinantes a sua reeleição em 2014, Glaycon candidatou-se a deputado estadual em 2006, quando ficou na 2ª suplência, e em 2010, ano em que recebeu 24.230 votos e ocupou a 1ª suplência.Nas mais diversas análises a candidatura de Selma é rompimento político entre os dois políticos.

Quem sabe Selma também está ensaia uma candidatura à sucessão municipal de 2020? Os fatos abrem diversas conjecturas e especulações. Mas pergunta que fica: quais motivos levaram ao racha entre Zé Milton e Glaycon? José Milton chegou a postular seu nome a candidato a deputado federal, mas recuou e surpreendeu lançando o nome de sua esposa para a disputa estadual. A surpresa é carrega de incógnitas.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp