Até 2015, Jeceaba não pontuava na Lei de Incentivo a cultura e sequer possuía uma legislação municipal de proteção ao patrimônio histórico e às manifestações. Em 2015, o Município instituiu a Lei nº 1222/2015 que estabeleceu a política de proteção e torna efetivo o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.
O Município inscreveu-se no Edital 001/2016 do Fundo Estadual de Cultura (FEC) pleiteando recursos para a elaboração de projeto de restauro da histórica estação ferroviária sendo contemplado com o valor de R$20 mil já depositados na semana passada. O Fundo Estadual de Cultura tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultura, como um mecanismo de fomento às ações na área.
Após a conclusão desta etapa caberá ao Município pleitear recursos para a execução do projeto, portanto ainda serão necessários novos esforços para que este bem tão representativo da história e cultura local recupere a arquitetura e beleza original. A elaboração do projeto de restauração é o passo primordial para a recuperação e valorização deste bem.
A estação de Jeceaba foi inaugurada em 1914, com o nome de Camapuan, permanecendo como ponta de linha até a inauguração do restante do ramal, em 1917. Nos anos 1920, seu nome foi alterado para João Ribeiro, antigo ministro da Fazenda (João Ribeiro de Oliveira e Souza). Posteriormente o nome foi alterado para o atual Jeceaba.