×

Semana resgata tradição musical de Lafaiete

A partir de hoje, dia 20, até 26, Lafaiete se transforma na cidade da música. Com a promoção da Ars Magna Associação Sociocultural (Amacult) acontece a IIª a Semana da Música com o tema “A Música nas Minas Gerais, em cada canto uma Arte”. O objetivo do evento é difundir o belíssimo acervo de compositores mineiros e sua identificação do povo lafaietense com seu patrimônio cultural.

A Semana reforça a ligação de Lafaiete com a música que remonta a mais de 2 séculos, no esplendor do período colonial quando a cidade abrigou diversos músicos como também as célebres “Violas de Queluz” cuja contribuição marcou a identidade do povoa. Esta herança musical está presente na cultural local.

Criada em 2016, a Semana ganha neste ano uma programação variada, eclética e extensa para atingir um público ainda mais diverso, carente de atrativos culturais. Este ano o homenageado é o Maestro Geraldo Vasconcelos que há mais de 3 décadas empresta seu talento, seu devotamento a difusão da música. Acima de merecida o a homenagem é um reconhecimento pela sua abnegação. A semana celebra também o dia do Músico cuja data é comemorada na próxima quarta feira, dia 22.

Programação

E será o Coral Madrigal Roda Viva que abre Semana da Música, no dia 20, com uma apresentação ímpar no Solar barão do Suaçuí, a partir das 19:30 horas. O coral completa ao que vem 30 anos de estrada. No dia 21, acontece a apresentação, a partir das 19:30 horas, o Recital da Pianista Fabiana Sousa no Solar Barão do Suaçuí.

No dia 22, acorre, às 19:00 horas, a Missa Solene de Santa Cecília (Padroeira dos Músicos) e às 20:00 horas acontece o Concerto “Novenas e Religiosidade”, do centenário Coral São Sebastião, de Lafaiete, no Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu.

No dia 23, será a vez do Coral e Orquestra Sinfônica da UFSJ, no Centro de Ensino Superior (CES-CL), a partir das 20:00 horas. No dia 24, será a vez do violinista Hamilton Junqueira Solar do Barão do Suaçuí, a partir das 19;00 horas. No dia 24, a Orquestra Minas Barroca, de Belo Horizonte, se apresenta no Solar do Barão do Suaçuí, a partir das 20:00 horas.

No dia 25, acontece o Show de prêmio da Amacult com vistas na arrecadação de fundos para a manutenção dos projetos da entidade. Às 19:00 horas, o músico, do extinto grupo lafaietense, Queluz de Minas, Tuca Boelsuns, se apresenta na Loja Maçônica Estrela de Queluz.

No dia 26, acontece o recital do Violonista lafaietese Filipe Gonçalves, às 9:00 horas, e logo após apresentação do Coral da Copasa, ambos no Teatro Municipal “Placidina de Queiroz”.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp