Na primeira semana após o carnaval, Lafaiete recebe o primeiro pré candidato ao Governo de Minas. O empresário Romeu Zema (Novo) é natural de Araxá, Alto Paranaíba, estará na cidade para dois encontros no dia 9 de março. Ele é presidente do conselho do Grupo Zema, do qual deixou a função de CEO há pouco menos de um ano. A empresa de 95 anos atua de maneira mais intensa no setor de varejo de eletrodomésticos, presente em cerca de 460 cidades mineiras, e na distribuição de combustíveis. Neste ano, a previsão é de que o grupo fature R$4,5 bilhões.
Ao deixar o cargo de executivo da empresa, em 2016, conseguiu mais tempo para pensar no país.”Talvez eu tenha sido omisso ou ausente nesse tempo todo”, diz. Recebeu bem o convite do Novo, agremiação fundada em 2011 e que se apresenta como alternativa aos demais partidos políticos. O Novo é contra coligações, não usa recursos do Fundo Partidário e não permite a reeleição mais de uma vez para o mesmo cargo. Para se candidatar, Romeu Zema passou pelo processo seletivo interno que contempla diversas fases que leva em contra o histórico, aptidões, etc.
O partido defende ainda menor atuação do Estado. Atualmente, em Minas, cerca de 1,1 mil filiados contribuem mensalmente com o valor de R$28,23 para manter o Novo. No Facebook, quase 1,4 milhão pessoas curtiu a página oficial, número maior que de partidos tradicionais como PT e PSDB.
Romeu Zema vista Lafaiete em seu périplo por Minas para divulgar seu nome e ouvir as lideranças do interior de Minas. Romeu irá discutir as principais perspectivas que Minas devem trilhar rumo a uma gestão eficiente e moderna.
Às 17:30 horas, Romeu estará em um encontro com lideranças locais e regionais e à noite, por volta das 20:00 horas, ele estará na sede da Associação comerciais onde apresentará as principais linhas de seus plano de governo. Nas duas reuniões, ele estará acompanhado de sua comitiva incluindo a lafaietense Elisa Lopes (Novo), pré candidata a deputado federal.