×

Amalpa discute desenvolvimento regional

Autoridades presentes na reunião/Divulgação

No dia 06/04, foi realizada a reunião da AMALPA na cidade de Moeda, contando com a presença na mesa de honra, do Presidente da AMALPA e Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, do Prefeito anfitrião Leonardo Augusto Moura acompanhado de seu vice-Prefeito, Divino Pedro da Silva, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Presidente da Câmara de Moeda Júlio César Moreira, o Gerente de Projetos Prioritários e Territórios do INDI-MG Renato Ferraz, o Gerente de Negócios do Setor Público do BDMG Francisco Fredson, o Subsecretário de Desenvolvimento Integrado Pedro Leão, o Ex-Prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, o Tenente do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais Fabiano Rocha representado pelo Tenente Israel.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes, cumprimentou a todas as autoridades e iniciou o Hino Nacional.

O Presidente da AMALPA Célio Pereira, cumprimentou a todos e convidou para dar início a reunião: “Agradeço ao Prefeito de Moeda pela recepção, por organizar a reunião nesse lugar maravilhoso. Cumprimento a todos da mesa, a todos os prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmara e primeiras-damas presentes e agradeço a presença.”

O Prefeito anfitrião Leonardo Moura, cumprimentou a todos e iniciou: “Hoje é uma alegria muito grande para Moeda, estar recebendo aqui a Assembleia da AMALPA, agradeço a presença de todos os prefeitos, as demais autoridades presentes, todo meu secretariado que hoje está aqui presente para representar Moeda e no mais agradeço novamente, e é muito satisfatório estar aqui fazendo essa reunião, recebendo vocês e espero que fiquem todos à vontade, e que seja de muito bom proveito para todos nós.”

Presença maciça das lideranças da região/Divulgação

O Gerente do INDI-MG Renato Ferraz deu início a sua palestra, explicando que o INDI-MG é um órgão de agência de promoção do estado: “Nossos clientes são os prefeitos e nós realizamos um cadastro de áreas livres, fazendas disponíveis para construção. Nós funcionamos como porta de entrada para o desenvolvimento, as empresas nos procuram para construir estruturas e nós mostramos as melhores opções e áreas para o que eles precisam.”

O Gerente do BMDG Francisco Fredson frisou a importância das prefeituras procurarem o banco: “Temos um setor especializado para os prefeitos, onde possuímos crédito facilitados, além de uma área para micro e pequena empresa para dar oportunidade aos empresários dos municípios. Temos uma estrutura específica para atender de maneira eficiente nossos clientes, auxiliar no crédito para a realização de obras nos municípios.”

O Presidente da AMALPA Célio, sugeriu uma reunião administrativa para os prefeitos tirarem suas dúvidas com o INDI-MG e o BMDG e ainda frisou a importância das reuniões da AMALPA: “Na Assembleia de Casa Grande, tive a oportunidade de conversar com o Francisco e realizamos um projeto que estamos assinando agora. E hoje como Presidente, destaco que nosso objetivo é esse, trazer mais pessoas do Governo e suas secretarias, para estar colocando para nós prefeitos aqui e empresários, as oportunidades que nós podemos ter, que as vezes por falta de informação você deixa de trazer um benefício para o seu município.”

O Subsecretário de Desenvolvimento Integrado Pedro Leão, iniciou falando da dificuldade que os prefeitos se encontram hoje onde com a crise econômica é muito difícil a realização de obras e manter equipamentos, que tudo é muito caro: “Talvez se essa reunião fosse a 10 anos atrás, nós estaríamos aqui falando de grandes obras, de expansão de universidades, criação de CRAS e CREAS. Hoje é muito difícil para manter, quem dirá para criar. Nesse momento, de crise econômica e de instabilidade política, é necessário um auxílio sobre o desenvolvimento econômico para que não gere problemas sociais, com menos investimento na educação, na cultura. Hoje temos cerca de 14 milhões de desempregados e precisamos diversificar a economia das cidades, principalmente das cidades mineradoras. Então, toda cidade tem que ser de alguma coisa, como por exemplo a cidade do fubá, a cidade do figo e para isso são criadas as APL (Arranjo Produtivo Local), ela tem que ser conhecida por algo, isso gera emprego, renda e principalmente motivação para o povo de ser reconhecido por seu trabalho.”

Claudionei Nunes, secretário executivo da Amalpa/Divulgação

O Deputado Glaycon Franco, frisou as palavras do Subsecretário Pedro Leão, sobre os lançamentos das APL, onde os artesãos conseguem os certificados de seus produtos, criando uma linha de produção maior, gerando empregos e renda. Além de falar da satisfação adquirida para a saúde de Conselheiro Lafaiete e região, onde o Prefeito Mário Marcus cedeu um espaço para fazer o Escritório Regional de Saúde e a Perícia Médica, que será na delegacia municipal. “Gostaria também de anunciar que será pago agora o recurso para o Castra Móvel, para comprar o carro, onde irá atender toda a região, castrando os animais de rua. Isso é um benefício muito satisfatório, diminuindo consideravelmente os cachorros e gatos das ruas.”

O Ex-Prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, também deu sua palavra: “Hoje eu atuo como Presidente do Conselho de ex-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos, então acompanho de perto tudo que os atuais prefeitos passam. Nós teremos uma reunião no início de maio em Niterói, onde vamos discutir a pauta das diretrizes e reivindicações dos prefeitos que serão encaminhadas aos candidatos à Presidência da República, ainda no final do semestre. Além de que este documento seja enviado aos Deputados, Prefeitos, Vereadores e que se discuta a pauta municipalista, que é muito importante nesse momento difícil que estão passando.”

O Gestor Regional do SEBRAE-MG Aristides Rocha de Araújo, tomou a palavra: “Agradeço ao Prefeito Célio pela oportunidade de fazer esse convite a todos os prefeitos e suas equipes de desenvolvimento. O SEBRAE está com o edital aberto que é para o Prêmio de Prefeito Empreendedor que tem como intenção reconhecer iniciativas dos municípios que desenvolvem ações com foco na linha de desenvolvimento, que geram impactos positivos na vida dos pequenos negócios, estará aberto até o dia 28 de maio onde terão 6 categorias dentro do prêmio e eu quero convidar a todos vocês, para que possam entrar no site e realizar o cadastro.”

Presidente da Amalpa, o prefeito Celinho, assina convênio com o Centro de Ensino Superior/Divulgação

O Secretário Executivo Claudionei Nunes, convidou o Diretor do CES-CL Túlio Melo e o Presidente Célio Pereira, para que assinassem o convênio entre a associação e o centro de ensino. O Presidente abordou a importância desse convênio: “É através do conhecimento adquirido na escola, que você faz um desenvolvimento sustentável. Esse convênio vai colocar o aluno dentro do município, vai ser bom para o aluno, para instituição e para o município, onde o aluno terá a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos dentro de sala de aula e o município não terá custo nenhum com isso, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região.”, já o Diretor agradeceu o convite e disse: “A nossa proposta é muito simples, nós queremos trazer a escola para fora dos nossos muros. E pra isso, mostrar o que nós somos capazes de fazer. Hoje nós temos essa proposta montada, mas a nossa ideia é que vocês nos tragam as suas demandas para que a fundação faça seu papel.”

O Gerente da Empresa Vigilância Eletrônica Pública Nelson Veloso, palestrou sobre o funcionamento das câmeras nos municípios, que é de custo baixo e muito seguro para a população, onde contam com o apoio da Polícia Militar. “Vai de acordo com tudo que a polícia pede. A Prefeitura faz o convênio com a Polícia e nós prestamos os serviços. A câmera é capaz de buscar em até 250x, trazendo segurança com nitidez na imagem.”

O Prefeito de Ouro Branco Hélio Campos, pediu a palavra: “Nós já adotamos esse sistema de monitoramento em Ouro Branco a 6 anos e temos um dos índices mais baixos de criminalidade da região.”

Estiveram presentes os Prefeitos, de Casa Grande Luiz Otávio, de Congonhas José de Freitas representado por seu Vice-Prefeito Arnaldo Ozório, de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de Ouro Branco Hélio Campos, de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro, de Caranaíba Marcos Bellavinha, de Entre Rios de Minas José Walter, de Piedade Gerais Rogério Mendes.

Os Vice-Prefeitos, de Casa Grande Reinaldo Alimateia, de Conselheiro Lafaiete Marco Antônio, de Ouro Branco Celso Roberto, de São Brás do Suaçuí Paulo Luciano.

Os Presidentes de Câmara, de Ouro Branco Carlos Roberto, de Capela Nova Rinaldo Marinho, de Entre Rios de Minas Frankin William.

As Primeiras Damas, de Casa Grande Mônica Gonçalves, de Moeda Beatriz Alves, de Entre Rios de Minas Bernadete Freitas.

Os Vereadores, de Casa Grande Maurilo Paulino, Andréia Guilhermina e Fábio Júnior, de Moeda Luciano Machado, Alex Junio, Magna Dark e Otacílio Alves, de Ouro Branco Roberto Rodrigues, de Queluzito Alzira Aparecida, Neusa Rodrigues, Sebastião Moraes e Sebastião Melo, de Caranaíba Ademir Fernandes e Humberto de Souza.

O pai e representante do Deputado Federal Marcelo Aro, José Guilherme.

Os representantes do Deputado Estadual Cabo Julio, Rafael Vinicius, Pedro Duarte e Jaqueline Nascimento.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp