Entre Rios de Minas e Ouro Branco foram os vencedores hoje à noite da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. As duas cidades disputavam a premiação com outras 28 iniciativas espalhadas de norte a sul do estado. A cerimônia de premiação foi realizada em Belo Horizonte.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor destacou projetos e ações públicas que beneficiam os pequenos negócios. A proposta é de estimular o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento local.
O projeto “Colheita na Festa”, do município de Entre Rios de Minas concorreu na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI. A ação incentiva a formalização de empreendedores e a abertura de novas empresas, em decorrência ao aumento do fluxo turístico estimulado pela realização de feiras, festas e festivais gastronômicos locais. A iniciativa surgiu da necessidade em reter a renda no município, por meio da valorização da identidade culinária, artística e artesanal da cidade.
Já a criação do “Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Minerador” rendeu a cidade de Ouro Branco a premiação máxima na categoria Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico. O projeto pretende desenvolver soluções que amplie a produção agrícola de regiões mineradoras, minimizando impactos ambientais e estimulando a organização e cooperação entre os agricultores familiares.
Os finalistas concorreramm em oito categorias: Inovação e sustentabilidade, Inclusão produtiva e apoio ao MEI, Pequenos negócios no campo, Desburocratização e implementação da RedeSimples, Compras governamentais de pequenos negócios, Cooperação intermunicipal para desenvolvimento econômico, Empreendedorismo na escola e Políticas públicas para desenvolvimento dos pequenos negócios.
Os vencedores de cada categoria receberam os certificados, troféu e concorrerão a etapa nacional da premiação em 2019, em Brasília.