Laércio Rezende Amaral – Andarilho Queluziano
14 anos se passaram desde que Reuber Lana Antoniazzi, Mário Lúcio Caetano, Pedro Hermínio Rosa, Júlio Cesar (Sabiá), Tarcísio Egídio de Carvalho, José Luiz Brigolini de Oliveira (Lourinho) e Tadeu Rezende formaram um grupo de caminhadas. Primeiramente, deram ao grupo o nome de Andarilhos Queluzianos homenageando Conselheiro Lafaiete, outrora denominada Queluz. Uma logomarca foi criada com a figura de uma autêntica viola de Queluz, fabricada pelo amigo luthier e atualmente um dos integrantes dos Andarilhos Queluzianos, José Robert André e, sobre o braço desta viola, a figura de caminhantes.
A primeira caminhada ocorreu no dia 20 de novembro de 2004 na orla da Lagoa da Pampulha. O grupo, embuído de um espírito filantrópico, fez, naquela oportunidade, uma doação de 40 caixas de leite para uma entidade beneficente. Sucesso garantido no primeiro evento, novas caminhadas passaram a ocorrer mensalmente com a adesão de novos integrantes que, hoje, somam 114 participantes. O crescimento foi expressivo em número, mas também em qualidade.
Regiões circunvizinhas a nossa querida Conselheiro Lafaiete são percorridas mensalmente, preferencialmente por estradas de terra, num raio que já ultrapassa mais de 100 quilômetros. A caminhada na orla da Lagoa da Pampulha, em todos os anos, é mantida no calendário como uma homenagem ao berço de nascimento do grupo. Nestas caminhadas, há o privilégio de se conhecer bem a geografia da região, as cidades, populações, costumes e também as belezas de da fauna e flora.
Paralelamente ao crescimento do número de participantes, a filantropia também mereceu uma atenção especial: a partir de 2011, anualmente, é realizada uma feijoada beneficente e mantida uma participação na tradicional festa junina do Clube Dom Pedro II com uma barraca. Estes dois eventos proporcionam significativas arrecadações financeiras que são totalmente repassadas a entidades beneficentes da cidade através de donativos diversos conforme as solicitações encaminhadas. Em várias das caminhadas realizadas, são feitas doações de roupas, calçados e alimentos às entidades filantrópicas das cidades visitadas.
A formação do grupo é bem distinta nos aspectos idade, classe social, religião e profissão de seus integrantes. A convivência é muito harmoniosa e fraternal. Poucos grupos oferecem tantas oportunidades como a de criar amigos, praticar filantropia e atividade esportiva além de possibilitar a descoberta de tantos e belos lugares.
Os Andarilhos Queluzianos, a cada dia, tornam-se mais conhecidos como um Grupo do Bem. Foi assim que em 2018, receberam com muita alegria e honra, pela segunda vez, o convite das secretarias de cultura e educação de Conselheiro Lafaiete para participar do desfile cívico de 7 de setembro.
Sábado, dia 17 de novembro, foi comemorado o 14º aniversário do grupo. Uma Missa de Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, foi realizada pelo padre Paulinho que intercedeu junto a Deus pedindo bênçãos para o grupo prosseguir em seus objetivos e para que, a exemplo de Jesus, continuemos nossas caminhadas com muita fé e solidariedade. Na oportunidade, os integrantes agradeceram a Deus todas as graças concedidas. Bom dizer também que uma destas graças obtidas pelo grupo, foi o retorno de nosso amigo José Celso que esteve afastado alguns meses para tratamento de saúde.
Continuando as comemorações do aniversário, após a missa, houve um jantar comemorativo para festejar o momento junto aos familiares e amigos. O evento foi no Clube Dom Pedro II, Restaurante Dom Pedrito com a participação de 270 pessoas. Salgadinhos diversos e deliciosos com bebidas eram servidos a todos embalados pela voz e teclado do cantor Douglas. Como sempre, José Celso assumiu, para a alegria de todos, o posto de locutor do grupo anunciando cada detalhe do evento. Durante a festa, todos puderam ver e ouvir o vídeo preparado por Toninho Noronha, Jorge Castro e Laércio Amaral contando sobre as atividades desenvolvidas durante o ano de 2018 (caminhadas, ações filantrópicas, participação no desfile de sete de setembro, além de alguns destaques de Andarilhos na vida pessoal ou atividade física). Em seguida, o presidente Mário Caetano chamou ao palco os Andarilhos Queluzianos presentes aos quais foram entregues buquês de violetas a serem repassados para esposas, filhas, namoradas ou irmãs. Os buquês de violetas foram fornecidos pela Floricultura Dona Flor, do nosso amigo e também Andarilho Edilson Rocha. Um bolo foi cortado ao som do parabéns para você dedicado ao 14º aniversário. Em seguida, foi servido um lauto e delicioso jantar assinado pelo famoso Bené’s Marmitex Buffet, do amigo Igor. O cardápio foi constituído por arroz, conchiglione de frango, salada e lombo ao molho madeira.
O ambiente, extremamente festivo, convidava os casais presentes a deslizarem seus passos pelo salão ao som de belas músicas. Também houve a participação de alguns amigos que dividiram o palco com o artista Douglas cantando músicas e obtendo aplausos dos presentes. Em dado momento, um trenzinho foi formado pelos Andarilhos Queluzianos atravessando os espaços livres do salão e contagiando a todos com mais alegrias, aplausos e risos. Foi uma noite memorável.
Terminadas as comemorações todos deixaram o salão despedindo-se com abraços e sorrisos sem deixar de fazer comentários elogiosos à organização daquela festiva e inesquecível noite para os Andarilhos Queluzianos.
Aproveitamos a oportunidade para deixar aqui, em nome de todo o grupo Andarilhos Queluzianos, agradecimentos a toda diretoria e equipe do Clube Dom Pedro II que nos apoiou com todo carinho e atenção de sempre.
O sucesso destas festividades foi total e nos deixa ainda mais ansiosos em aguardar as comemorações pelo 15º aniversário no próximo ano. Vamos debutar, amigos. Até lá, então. E que Deus continue nos abençoando.