Pais recebem um código do aluno e acompanham pelo site a ordem das vagas disponíveis
Bom exemplo na região. Ouro Branco deu um passo para eliminar privilégios, apadrinhamento e indicação política para vagas em creches e escolas. Vereadores reuniram-se com a Secretaria Municipal de Educação na manhã dessa sexta-feira (15) para conhecer o processo e reforçar a importância da divulgação das listas de espera por vagas nas creches e escolas municipais da rede pública de Ouro Branco.
A reunião seguiu à primeira ação para cumprir o disposto pela lei, de autoria do vereador Rodrigo Duarte (PSD), que torna obrigatória a divulgação de listas, buscando mais transparência para pais e responsáveis que aguardam por uma oportunidade de suas crianças ingressarem na rede municipal de educação.
Com a publicação das primeiras listas referentes a dezembro de 2018, vereadores e assessores parlamentares buscaram entender como foram elaboradas as tabelas, investigar supostas alteração de colocação de candidatos e questionar os sistemas de controle a fraudes utilizados pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Código de inscrição
A coordenadora pedagógica das creches e educação infantil, Sandra Mesquita. agora os pais recebem, no ato da inscrição, um código único para cada aluno relativo à sua posição na lista, que pode ser acompanhada no site da prefeitura. O código, que é intransferível, garante aos responsáveis a preservação de sua identidade.
No campo de observações da lista, de acordo com a SME, são dispostas informações complementares, assim como eventuais justificativas de alteração da ordem dos candidatos, como riscos sociais e mudanças de endereço.