A esperança por uma vaga de emprego fez com que centenas de trabalhadores esperassem por uma longa na fila que vira o prédio do Sine de Lafaiete. “Estou na fila desde 4 horas da manhã e busco emprego de soldador”, disse lafaientese Vander Luiz, desemprego há mais de 8 meses.
Desde as primeiras horas desta segunda feira, dia 22, os trabalhadores aguardam na fila pela oportunidade de vagas oferecidas no Sine. O que provocou a corrida ao órgão foi que o anúncio de contratação temporária de cerca de 800 pessoas para a parada da Gerdau. A expectativa movimenta a região. A Usiminas Mecânica, responsável pela obra, afirmou que a prioridade é a contratação de mão de obra preferencialmente de Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco.
O Gerente do Sine, Paulo Henrique, informou que o total de vagas será dividido igualmente pelas 3 cidades. Segundo ele, a contratação, que iniciou hoje, deve ocorrer ao longo da semana até fechar o total de vagas disponíveis.
“Estou a procura de empregos tem mais de 2 anos. Espero ser contratado”, avaliou Jorge Freitas, morador do Bairro Paulo VI. “Enquanto tiver vagas vou ficar na fila”, completou ele que chegou ao Sine por voltas das 6:00 horas.