Recentemente, os diques de contenção da mineradora MTRANSMINAS, responsável pela operação da Mina do Morro, localizada na divisa de Passa Tempo e Resende, romperam e inundaram uma grande da área causando um grande dano ao meio ambiente. Não se sabe medir o extensão do impacto tanto a flora, fauna e nascentes, mas atingiu estradas.
Em nota, a empresa recorreu as “fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais” associou os “precipitação pluviométrica bastante intensa na párea onde se localiza o empreendimento minerário”. As chuvas chegaram a 150 mm na tarde de quinta feira na região em menos de uma hora.
A mineradora justificou que o “sistema de drenagem pluvial da mina, em especial o dique de contenção de rejeitos sofreu impacto das chuvas e do grande volume de água”.
A empresa alega que os impactos do rompimento ficaram “contidos na própria área da mina, não havendo prejuízos a pessoas ou patrimônio de terceiros”.
A empresa mobilizou mão de obra e maquinário ainda na noite do rompimento visando restalecer as vias de acessos das comunidades e a segurança das pessoas.
A mineradora não possui barragens.