Nova opção teve início com a antecipação do 13º para os beneficiários do INSS que foram afetados pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19.
Um decreto publicado pelo Governo Federal estabeleceu mudanças no pagamento das parcelas do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aposentados e pensionistas. De acordo com o documento, o INSS passará a antecipar o pagamento do 13º para quem recebe aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios anualmente, a partir de 2021.
Com o decreto, a opção de adiamento será disponibilizada todos os anos. Desta forma, não será necessária a liberação ou anúncio do governo sobre o adiantamento. De acordo com o calendário regular do 13º salário, o pagamento é efetuado no final do ano, sendo comum o pagamento antecipado da primeira parcela, no mês de agosto
Essa nova opção teve início em 2020, com a antecipação do 13º para os beneficiários do INSS que foram afetados pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. O governo liberou o pagamento das parcelas entre o final de abril e o início de junho.
Ainda no contexto da pandemia, o Senado avalia a possibilidade de criar o 14º salário. Neste caso, o pagamento para os aposentados e pensionistas do INSS seria realizado somente neste ano, com o objetivo de auxiliar aqueles que já sacaram o 13º salário, mas ainda enfrentam dificuldades financeiras.
Reabertura das agências foi novamente adiada
O atendimento presencial nas agências do INSS está suspenso desde março, com o início da pandemia. O órgão vem planejando a reabertura das agências de todo o país, que inicialmente estava prevista para a última segunda-feira, dia 24.
Entretanto, o INSS optou por adiar mais uma vez o retorno para os atendimentos presenciais, agora marcado para o dia 14 de setembro.
Desta forma, até o dia 11 de setembro, o Instituto continuará realizando o atendimento remoto. Até então, os serviços do INSS serão ofertados somente por meio do site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone, na Central de Atendimento 135.
O atendimento remoto continuará sendo realizado, mesmo após a reabertura das agências. O INSS também adotará medidas como a simplificação de processos e ampliação de prazos para o cumprimento de exigências (entrega de documentos complementares). (Edital Concursos)