O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece cartão de crédito ideal para o Microempreendedor Individual (MEI) que deseja começar ou expandir o seu negócio próprio. A vantagem está nas taxas de juros mais baixas que chegam a 1,05% ao mês com opção de parcelamento em até 48 vezes.
Com o cartão de crédito do BNDES para MEI, é possível adquirir matéria prima, recursos para a compra de novos equipamentos, investimento em infraestrutura, despesas, negociações realizadas com fornecedores, entre outras necessidades do seu negócio.
Como faço para pedir o cartão de crédito do BNDES?
Para pedir o cartão do BNDES, primeiro os microempreendedores devem possuir uma conta corrente em algum dos bancos relacionados abaixo:
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- Banco do Nordeste
- Banrisul
- Bradesco
- Itaú
- Banestes
- BRDE
- Sicoob
- Sicredi
Após abrir a conta em uma das instituições financeiras ou caso você já tenha, será necessário acessar o site do BNDES e selecionar a opção ‘Solicite seu Cartão’. Em seguida, preencha um formulário com informações como o CNPJ e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Além disso, é preciso escolher o banco ao qual será vinculado o cartão antes do envio da proposta.
Documentos necessários
Depois do processo de solicitação digital, compareça a agência do banco que escolheu e apresente os seguintes documentos indicados a seguir:
- Comprovação de Regularidade quanto à entrega da RAIS;
- Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEN), expedida conjuntamente pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN);
- Declaração que comprove estar com a sua situação regularizada perante os órgãos públicos e a legislação pertinentes, conforme modelo disponível no menu ‘Regra’” do site do Cartão BNDES; e
- Certificado de Regularidade do FGTS.
Importante: caso sua solicitação não seja aprovada, você poderá abrir um novo pedido escolhendo outra instituição bancária, isso porque as políticas de concessão de crédito podem variar de banco para banco.