O Movimento Lafaiete da Gente lançou a Campanha Fora Viação Presidente em dezembro de 2020, volta a cobrar uma atitude mais enérgica da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete frente a situação caótica no transporte público municipal.
Entenda o caso, após prefeitura decretou estado de emergência nos transportes públicos e rompeu contrato com a Viação Presidente, abrindo o Processo Licitatório Nº 003/2021, onde não apareceram empresas interessadas em assumir o transporte municipal. Por ser tratar de um serviço essencial a população, a Viação Presidente continua prestando os serviços.
Segundo o coordenador do Movimento Lafaiete da Gente, Talysson Zebral: “A cada dia que passa a população vem sofrendo com a precariedade, seja das péssimas condições dos ônibus ou pelo tempo de espera entre uma viagem ou outra. O trabalhador, a população não aguenta mais tanto descaso”.
Ainda segundo Talysson: “o edital ficou longe de ser atrativo, o critério de pontuação equivocado, sem falar na falta detalhamento mercadológica como é de costume em processos assim, não temos uma planilha de custo do transporte público aberta para análise e fiscalização por parte da população. Precisamos urgentemente plano municipal de mobilidade urbana e uma pesquisa de origem e destino. Para finalizar, a prefeitura precisa buscar uma empresa especializada para desenvolver esse processo licitatório e continuar fiscalizando a Viação Presidente até a contratação, do jeito que está não da mais”.
O processo licitatório ocorreu no dia 03/02/2021, por falta de interessados a Viação Presidente continua prestando o serviço. A insatisfação da população vem crescendo nas redes sociais, principalmente nos grupos de Facebook.