Quando assumimos a Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete em 2005 no governo do PT e de outras forças progressistas da cidade, convidamos para coordenação do setor pedagógico da SEMEDE a pedagoga e educadora Andreia de Souza, esposa do amigo e professor de Educação Física, Bebeto ex- Diretor do Polivalente e ex-secretário de Esporte.
Nas nossas conversas preliminares no período de transição com o Júlio e eu, surgiram alguns nomes que poderiam assumir a Coordenação Pedagógica e o da Andreia era um deles. Buscamos uma pessoa comprometida, principalmente na formulação de políticas públicas para educação contidas no programa do nosso governo que trazia como princípios a construção coletiva de uma educação inclusiva, democrática e de valorização dos profissionais em educação e na melhoria da qualidade do ensino municipal.
Decidimos então, convidar Andreia para uma conversa, onde apresentamos nosso projeto e ela, com muita altivez, expôs suas ideias, suas angústias com a educação e ponderou que não seria tarefa fácil, mas, com uma boa equipe seria possível deixar um legado na educação de Lafaiete.
Tudo certo, partimos para prática. Montamos a nossa equipe da SEMEDE, a educadora Andreia tomou posse e assumiu a Coordenação Pedagógica da SEMEDE.
Bom, o sucesso foi tanto que a SEMEDE na nossa gestão de 2005 a 2008 promoveu e realizou as maiores mudanças na educação na história do município e o papel da Andreia na condução das mudanças da política pedagógica em todos os sentidos, principalmente em prol da educação pública de qualidade.
Andreia foi uma educadora de grande capacidade técnica e habilidade, tanto nas conquistas, quanto nos conflitos, ela aliou ao seu temperamento sincero e sereno de tratar as demandas da SEMEDE de forma aberta, democrática e participativa, colhendo resultados surpreendentes de grande valia no processo político pedagógico de toda a Rede Municipal de Ensino.
Sou muito suspeito de falar da competência, da inteligência, da risiliente pessoa que foi a Andreia.
Quero deixar aqui o meu adeus e agradecer por tê-la por tanto tempo, como amiga e parceira na construção da política pública de educação do município de Conselheiro Lafaiete e agradecer em nome do meu Partido, o Partido dos Trabalhadores, os sucessos alcançados no período de 2005 a 2008.
Vida que segue. Andréia faleceu terça-feira (21), deixando uma eterna saudade. O céu está em festa!
Prof. Antônio Severino, o Toninho do PT