Encontram-se disponíveis no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cursos online ministrados por meio de chatbots do WhatsApp. Até o momento, já foram identificadas mais de 3 milhões de interações nas 15 oficinas disponíveis gratuitamente.
Toda a interação com o usuário é feita dentro do aplicativo de mensagens, por meio de uma arquitetura integrada ao autenticador do Sebrae, que identifica se o usuário já é cadastrado ou o direciona para a criação de uma conta única.
Para entender o que o usuário quer e qual curso deseja fazer, a arquitetura criada pelo Sebrae utiliza o Watson, a solução de inteligência artificial da IBM, integrada ao autenticador da instituição. Além disso, a ferramenta criada funciona com o uso dos recursos da nuvem do GCP (Google Cloud Plataform) como, por exemplo, o armazenamento de arquivos e certificados no Google Storage.
De acordo com o site do Sebrae, entre os benefícios da solução está o uso amplo da tecnologia, uma vez que a arquitetura de chatbot pode ser utilizada para a experiência do ensino à distância (EAD), como também para outros serviços digitais da instituição, como é o caso do aplicativo. “Do ponto de vista econômico, a arquitetura cloud native é paga conforme a utilização, então essa infraestrutura de nuvem aumenta ou diminuiu conforme a demanda, de forma automática sem perda de performance, pois os recursos computacionais são adaptáveis”, explica o arquiteto de software do Sebrae, Ricardo Medeiros.
Cursos são divididos por temas e trilhas de conhecimento
Os cursos online e gratuitos pelo WhatsApp são divididos por cinco temas: Finanças; Marketing; Planejamento e Gestão; Perfil do Empreendedor; Abertura, fechamento e crescimento da empresa. Outra subdivisão das oficinas online são as trilhas de conhecimento: Economia Criativa, Super MEI – primeiros passos; Super MEI – organize seu negócio e Super MEI – pronto para crescer.
Durante o curso, os usuários vão recebendo “pílulas” de informações com feedbacks sobre a evolução no aprendizado. Caso a pessoa acabe por desistir do curso, a ferramenta também consegue identificar e interagir para que ela volte a dar atenção ao conteúdo.
“É uma solução ímpar e diferenciada. Além da tecnologia, o material dos cursos foi adaptado pela equipe de negócios do Sebrae. A pessoa pode fazer curso de qualquer lugar sem custo adicional. Os vídeos e imagens são leves para otimizar o uso dos dados do celular do usuário com o menor custo possível nas transferências de informações”, explicou Medeiros.
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FONTE OLHAR DIGITAL