A vacinação tem se mostrado o melhor caminho para que as cidades possam retomar a normalidade das atividades em geral.
Desde o início a ordem de vacinação tem considerado critérios de risco, tendo em vista aspectos pessoais de saúde, faixa etária e níveis de exposição profissional ao vírus, que é pode ser alto no caso do trabalho no comércio.
Nesse sentido, o presidente do SINDCOMERCIO, Bento José Oliveira, encaminhou ao prefeito de Conselheiro Lafaiete solicitação para que os profissionais que atuam no comércio de bens e serviços de Conselheiro Lafaiete, tenham sua atividade profissional considerada prioritária para a vacinação e que esta possa ser iniciada imediatamente.
Isto já está ocorrendo no setor de farmácias, cujos profissionais já estão sendo vacinados e precisa se estender para outros setores.
A reivindicação se justifica pelo nível de exposição desses profissionais e também pela relevância social e econômica da atividade comercial para o município de Conselheiro Lafaiete.
Esses profissionais, grande parte deles desde o início da pandemia, tem estado na linha de frente, garantindo assim o abastecimento e o funcionamento da economia local.
É necessário estabelecer uma ordem de vacinação antecipada e adequada, considerando além da idade, também o nível de exposição, que é maior em determinadas atividades.
A exemplo do que acontece no setor de farmácias, os outros setores do comércio precisam ter a vacinação priorizada, especialmente pelo alto fluxo de pessoas, o que aumenta o nível de exposição, podendo ser esse um dos critérios para estabelecer a ordem de prioridade.
A priorização da vacinação dos profissionais do comércio, é mais importante ainda para cidades com o perfil de polo regional com a economia baseada no comércio de bens e serviços, caso de Conselheiro Lafaiete.
A determinação dessa prioridade pelo executivo municipal é de grande importância para o setor e para o município, tendo o Sindcomercio solicitado uma resposta urgente do prefeito Mário Marcus, para a questão, e se colocado à disposição para discutir os detalhes da aplicação dessa priorização, como ordem de setores entre outros.