A fé e o som do congado anunciam a chegada da tradicional Festa do Rosário

13
A fé  e o som do congado anunciam a chegada da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário/REPRODUÇÃO

A fé  e o som do congado anunciam a chegada da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, que começa nesta quinta-feira, 17. Até este domingo, 20, serão realizadas missas, procissões e a cerimônia de coroação do Rei e da Rainha do Congado, este ano representados por Washington Luis de Morais Resende e Valdete Ferreira Resende. O evento, promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com apoio da Prefeitura, acontece na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Todos os dias, as celebrações serão realizadas às 19h. Já no domingo, um dos dias mais marcantes, a programação começará às 9h, com a lavagem da Igreja. Às 16h uma procissão sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde será celebrada a santa missa. Encerrando festa, os novos reis serão coroados.

A Igreja do Rosário, a mais antiga de Congonhas, foi construída pelos escravos em fins do século XVII e conserva até hoje a singeleza daquela época. A primeira metade do século XVIII ficou marcada em Congonhas como a época de intensa religiosidade, traduzida pela construção da maioria das Igrejas, que ainda hoje representam a fé de seu povo. Em dezembro de 2016, foi feita a entrega do restauro dos elementos artísticos da Igreja.