Amalpa discute papel da educação na formação profissional e geração de emprego

10

No dia 22 foi realizada a reunião da AMALPA na cidade de Santana dos Montes, contando com a presença na mesa de honra, do Presidente da AMALPA e Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, o Prefeito anfitrião Antônio Alves Nogueira Filho acompanhado de seu Vice-Prefeito José Martimiano Costa, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Prefeito de Ouro Branco Hélio Márcio Campos que é Presidente do ECOTRES,o Professor Marco Túlio Pereira Diretor do SENAC Regional de Conselheiro Lafaiete, o Dr. Cássio Geraldo Pinto do Instituto Brasil e a Comandante do 2º Pelotão, Tenente Aline Silvia.

O Prefeito Mário Marcus deu início à reunião cumprimentando e agradecendo à presença de todos, fez suas considerações e afirmou a importância do associativismo regional. E marcou uma reunião com os prefeitos, na sede. O Secretário Executivo Vicente Faria, fez o comunicado sobre o curso do SEBRAE à ser realizado na AMALPA, no dia 28 de outubro.

qu
A formação profissional é um instrumento que ajuda no emprego

O Professor Marco Túlio deu início às palestras falando sobre a importância da educação e frisou o quanto isso pode ajudar a desenvolver mais a região. Explicou o funcionamento dos cursos e citou sobre cursos livres, que são de curta duração, básicos, voltados para o comércio de bens (Ex: Atendente de farmácia, balconista, etc.). Contou um pouco da história do SENAC e propôs fazer algumas visitas aos prefeitos, para se criar uma parceira com as cidades, para que se desenvolva os cursos e amplie mais o conhecimento dos cidadãos e tenha uma maior geração de empregos.

O Presidente do Ecotres, Hélio Campos, falou do papel e funcionamento do consórcio, que hoje é um dos poucos aterros sanitários licenciados. O consórcio deu início com as cidades de Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco, e hoje buscam atender mais cidades. Passou a palavra para o Secretário Executivo Luiz Cláudio Grossi, onde o mesmo explicou o funcionamento e mostrou fotos do aterro. O Chefe do Departamento de Operações Leonardo Lopes, também fez suas considerações.

O Dr. Cássio Geraldo, do Instituto Brasil, abordou sobre o Governo Municipal, o papel do Gestor Público, aplicou seu conhecimento sobre a parte de investimentos, alíquota e valores, além de falar sobre o IPTU.

O Deputado Glaycon Franco justificou a ausência do dono do Hotel Fazenda da Chácara Dr. Aloísio. E deu sua palavra, sobre a importância da capacitação de profissionais para região, que é o ideal para solucionar o problema do desemprego. Que juntamente com os Prefeitos regionais, está procurando as grandes empresas mineradores, para que deem preferência aos moradores daqui. Também falou da saúde, que as doenças estão cada vez mais presentes, e que terão que lutar mais para levar informação e vacinas, para que encerre com esses problemas agravantes.

O Prefeito Mário Marcus, anunciou que a próxima reunião será na cidade de Casa Grande à convite do Prefeito Luiz Otávio.

Foto e texto: Amalpa