Anjos de Patas – A importância das atividades no dia a dia e saúde do animal!

18

Hoje convido Breno Sousa, profissional em comportamento animal, da equipe Os Babá Cão, a falar desse assunto super importante para o bem estar e saúde do animal. Um cão que pratica atividades é um cão mais feliz, alegre! Pratique atividades com seu cão!

Atividade e saúde:

 

“A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso manter o movimento”. (Albert Einstein)

Não só humanos, mas também os cães necessitam de atividades físicas. Indiferente de sua raça, porte e até mesmo limitações. A atividade não somente tem o objetivo de gastar energia, mas também de gerar equilíbrio ao cão. Uma atividade bem feita permite que nossos amigos tenham a energia drenada, aumenta seu tônus muscular, melhora o apetite e pode evitar diversas doenças, o que consequentemente agregará mais qualidade de vida, aumentando assim sua longevidade.

A vida de um cão está além de um sofá. Ter um canil espaçoso ou até mesmo uma área enorme para que ele fique livre, não é sinônimo de atividade. Podemos considerar uma atividade com bom gasto de energia, aquela em que o tutor participa ativamente com o cão, respeitando as limitações de cada

animal, podemos tornar a vida desde pequenos mais feliz, já que pra eles, pouco basta para se alcançar a felicidade.

Para oferecer uma atividade compatível para nosso amigo de quatro patas, precisamos estar atentos a alguns detalhes como:
– Identificar o cansaço;
– Escolher o melhor horário para essas atividades;

 – Se a atividade for muito longa não o alimente antes;
– Antes de dar água, se ele estiver muito ofegante, aguarde alguns minutos para ele diminuir a hiperventilação, jogar um pouco de água na região da cabeça e tórax pode ajudar a relaxar e resfriar, só então de lhe água;
– Ao beber água descanse por alguns minutos;
– O ideal é que a água seja oferecida sempre ao término da atividade;
– Conheça os limites de seu amigo;
– Escolha horários sempre mais frescos e com pouca energia, ajuda no equilíbrio da atividade.

Entender os limites de seu cão é um ponto importante para que essa atividade física seja realmente benéfica. Os cães também precisam de ganho de condicionamento físico, como por exemplo, façam caminhadas mais longas e mais estruturadas.

Existe o perigo dos atletas de fim de semana e feriado, estes que não fazem atividades regularmente e acreditam que levar o animal para uma atividade no domingo fará bem ao cão. No entanto, se seu pet não está acostumado a fazer atividades, o que era pra fazer bem para ele, não fará se o responsável não conhecer os limites do animal. Por isso, se o seu animal tem uma vida sedentária ou irá iniciar uma rotina de atividades, é muito importante consultar um médico veterinário para saber se o cão está saudável e apto para fazer atividades.

Qual melhor atividade para seu cão?

As atividades podem ser as mais variadas, desde que sejam regulares. Para cães de companhia, as atividades que sejam de caça, ou de disputa, como cabo de guerra, podem até drenar alguma energia, mas sempre deixam o cão mentalmente mais agitado, e se o objetivo é que ele fique calmo, procure fazer atividades que exija dele um gasto de energia mais assertivo, assim ao término desta atividade ele estará mais calmo.

 

É fato que cães de vida ativa são mais felizes e equilibrados do que cães ociosos, que estão sempre estressados, o que influencia diretamente em sua saúde.
Caminhar é sem dúvida a melhor atividade para seu cão fazer. Uma caminhada bem feita tem muitos benefícios, desde que seja uma atividade feita com qualidade. A quantidade não será o fator mais importante. Mesmo as raças Braquicefálicas (possuem focinho achatado) que tem uma limitação maior em questões de condicionamento físico necessitam fazer exercícios compatíveis com sua limitação.

A dica é que a atividade que seu cão faça seja sempre assertiva, para assim ter um melhor aproveitamento.
O que é certo mesmo, é que seja qual for a atividade, a maior felicidade para eles é dividi-la com você.

Assista ao vídeo a seguir, e conheça um pouco a equipe “Os Babá Cão”!

Adoção conjunta!

Espaço cultura!

Com Cláudia Guimarães, escritora.

100 Cães que mudaram a civilização, Sam Stall.

Se você não acredita que um cachorro tem o poder de mudar o curso da civilização, então nunca ouviu falar de Péritas, o cão que salvou Alexandre, o Grande, de ser esmagado por um elefante. Ou Biche, a cadela que começou uma guerra entre a França e a Rússia…

Opinião de Cláudia: Pra mim que gosto de animais é um prato feito, pra quem não gosta é uma ótima oportunidade de conhecer e aprender a amar.

Você encontra para empréstimo na biblioteca Casa de Guimarães.
Contatos pelo Facebook: http://www.facebook.com/casadeguimaraes

Por: Ully Daniely