Aterro Sanitário Regional ganha licença para ampliar sua capacidade para receber resíduos sólidos

6
Na reunião, foi autorizado o aumento da capacidade do aterro sanitário do ECOTRES, para onde são levados os resíduos de Ouro Branco/Reprodução
Na reunião, foi autorizado o aumento da capacidade do aterro sanitário do ECOTRES, para onde são levados os resíduos de Ouro Branco/Reprodução

O prefeito de Ouro Branco e presidente do Consórcio ECOTRES, Hélio Campos, junto ao deputado estadual Glaycon Franco, reuniram-se nesta quinta-feira (26), na SUPRAM Central Metropolitana, com o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira, para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente.

Durante a reunião foram destacados a cooperação entre municípios para sanar questões ambientais. Em especial a destinação de resíduos sólidos.

A formação de consórcios como uma solução viável para a implantação e  gestão de unidades de destinação adequada de resíduos mostrou-se eficiente no caso ECOTRES e, como exemplo, foi citada a implantação do Aterro Sanitário Regional-ECOTRES  e sua capacidade de operação.

Durante a reunião, que teve a presença do presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Rodrigo de Melo Teixeira, foram abordados assuntos como a dificuldade dos municípios em planejar e implantar unidades para destinar os resíduos sólidos e o consequente impacto ambiental ocasionado pelo descarte inadequado.

O prefeito Hélio Campos apresentou os resultados obtidos por meio do Consórcio ECOTRES reforçando que a implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos só foi alcançada pelo esforço comum de vários municípios e reafirmou que o benefício não é só local quando se trata de meio ambiente, mas sim regional, destacando que o auxílio entre municípios deve continuar e ser ampliado. O deputado Glaycon Franco reforçou que ações devem ser amplas e que a gestão deve considerar o planejamento regional. Na reunião, foi autorizado o aumento da capacidade do aterro sanitário do ECOTRES, para onde são levados os resíduos de Ouro Branco.

Participararm da reunião, representado o ECOTRES, o secretário executivo Luiz Cláudio Grossi, o assessor jurídico Thiago Moura e a  assessora técnica Danielle Correa, além de Douglas de Carvalho, chefe de gabinete do deputado Glaycon Franco.